Quando se planeja, criamos expectativas, mas ao se fazer essa pergunta, se a resposta for sim, está na hora de parar e analisar para a empresa render mais.

Toda empresa deve ter como meta que sua lucratividade aumente, ou seja, fazer o capital dos sócios girarem e vislumbrar o crescimento no mercado.

Quando temos o retorno do investimento, a nossa empresa fica mais competitiva, o lucro é o resultado de uma empresa equilibrada de modo financeiro, contábil e operacional.

1  Como buscar um melhor desempenho?

A resposta é planejamento estratégico, que deve ser obrigatório para sua gestão e para a sustentabilidade do negócio.

Aqui, nós já falamos sobre o Ciclo PDCA e um modelo de plano de negócios simplificado, você já leu os artigos e colocou em ação?

Esses dois exemplos vão poder te guiar no diagnóstico da falha, para se planejar e executar, visando minimizar as ações erradas.

Precisamos de planejamento, tudo que fazemos na empresa reflete no caixa e se for de forma negativa, vai ser muito ruim.

Leia mais

• Porque todo empreendedor precisa de um mentor?

• 5 livros essenciais para o empreendedor

 

2  Ciclo operacional

Uma boa gestão é definida pelo interesse que o proprietário e gerente têm em ver a empresa rendendo mais, de forma positiva.

Toda a empresa deve ter um sincronismo, uma união, de forma que os setores conversem entre si, guiados pelo interesse de complementar as ideias e ações.

Por isso, você deve ter bem monitorado essas três etapas: o que fazer? Como fazer? Quem vai executar a estratégia?

Respondendo essas três perguntas e definindo a participação de todos no processo, o ciclo operacional vai rodar e ser um ciclo virtuoso, melhorando muito as operações.

3  Um líder para a empresa render mais

Os livros de administração costumam dividir as empresas em três grupos, que são: estratégico, tático e operacional.

Cada grupo desse se integra no ciclo operacional, e vai demonstrar como fazer a empresa render mais, se integrando.

Por isso, precisamos muito de um líder, ele quem vai coordenar, cabe ao líder tomar as decisões estratégicas, se envolver na inovação e representar os interesses da empresa.

Se não temos um líder, ou não somos, corremos risco de ir para o buraco, já que vai parecer que a empresa não tem direção.

O líder precisa orientar para a melhoria do desempenho e para o bom desenvolvimento do ciclo operacional, senão o rendimento vai cair e não alcançaremos nossas metas.

E você, é um líder? Acredita que a sua empresa poderia render mais? Essas perguntas vão te ajudar a aplicar as ferramentas corretas e evoluir.

Conte nos comentários o que você faz para sua empresa e seus colaboradores renderem mais, compartilhe sua experiência conosco e tenha muito sucesso!