Quando começamos é muito comum estar um pouco desorganizado, não ter noção de muitas coisas e deixar o controle financeiro de lado, isso está errado! Mesmo que não tenha muito dinheiro e por menor que seja seu negócio, precisa ter controles essenciais que vão te auxiliar a tomar as rédeas do negócio e se manter no mercado.

Um controle fundamental é o controle financeiro, fluxo de caixa, com esse controle sua vida vai ficar mais fácil e sua gestão vai ser eficiente e informada.

1 Quero controlar e não tenho dinheiro

Não ter dinheiro deixou de ser problema há muito tempo. A primeira regra é não ter desculpas para fazer as coisas certas e para isso temos alternativas muito baratas e até gratuitas para resolver esse tipo de problema.

A primeira opção é sempre o Excel, um grande parceiro do negócio, podemos dizer que dá pra gerir a empresa por completo com essa ferramenta. Verificando entradas, saídas, programações de pagamento e custos. Você conhece a ferramenta LibreOffice (Clique no link)? Essa ferramenta é uma versão gratuita, similar ao Microsoft Office, e vai te oferecer o excel sem custos para que possa ter a sua planilha eletrônica.

À partir daí é só entender a planilha ou pedir uma ajuda aquele amigo que entende tudo de programas e informática e depois presenteá-lo, afinal de contas ele te ajudou né?

2 Minha grana está muito curta

Uma ótima dica é o Zero Paper, que tem a sua versão gratuita e a versão paga fica a partir de R$ 17,90, uma pechincha para ter controle imediato na empresa e te acompanhando no celular. Este programa é super simples, de fácil manipulação e oferece diversos recursos que são ótimos. Ele se alinha ao Excel, Gmail, celular, tem dados criptografados, emite notas, boletos e ainda se integra à sua conta bancária.

Não fique parada, corra visite o site agora mesmo e veja mais vantagens que vão te dar o controle financeiro do seu negócio com a precisão que você precisa.

Leia mais

Finanças pessoais e empresariais: posso misturar?

Organização da empresa: O que você pode fazer para melhorar seu negócio

3 Com Excel ou com programa

O que vale saber é simples: controle financeiro não é feito semanal, quinzenal ou mensal, tem que religiosamente ser diário, com informações seguras e confiáveis. Sendo assim ter responsabilidade, controle, respeito e compreensão sobre a gestão do seu caixa é uma premissa básica do empreendedor e faz muito bem.

Acompanhe sempre de perto, aprenda os conceitos, não ignore os dados e não deixe a peteca cair, pois é aos poucos e com cuidado que vamos conseguir o sucesso e a competitividade. Sem atenção o que pode acontecer é colocar seu negócio em risco, no caminho da desorganização e desestruturação que te levarão para um caminho difícil de sair.

Clique aqui, e conheça diversos cursos que podem te ajudar na gestão do negócio, capacitação é tudo!

É só lembrar, mais uma vez, as contas da empresa não são suas e vice versa.

Aproveite as dicas e depois conte para mim como foi a sua experiência.