Validar a sua ideia de negócio, é pensar estrategicamente naquilo que você quer para resolver as dores do consumidor, é testar e ter retorno do usuário.

Essa é uma das fases mais importantes e necessárias para o empreendedor, é o momento de praticar, de ver se a nossa ideia funciona na prática.

Toda e qualquer ideia precisa ser validada, é o momento de buscar respostas para conseguir um bom respaldo para tocar em frente o seu negócio, é explorar sua ideia com a participação das pessoas.

1 – Validar sua ideia, explorando as informações

Você precisa levar isso a sério, ir aos seus potenciais clientes e mostrar pra eles todos os benefícios e vantagens que o seu produto vai trazer ao mercado.

Conversas informais com amigos, parentes e pessoas muito próximas não servem muito de parâmetro, já que eles podem se influenciar emocionalmente e passar impressões erradas sobre o seu negócio.

Com isso, você vai poder entender quem melhor vai se encaixar nas suas estratégias de vendas e publicidade.

Leia mais

• Exportação: quero fazer, e agora?

• Empreendedor precisa de Coach?

2 – Se programe para validar a sua ideia

Não adianta nada ir atrás das pessoas que podem te ajudar, como já dissemos, sem estar preparada, sem ter um roteiro de conversa, algo concreto que vá te ajudar a coletar as melhores informações.

É o momento de estarmos com os corações totalmente abertos, as críticas podem ser muito positivas, mas também podem vir negativas e promover o desânimo, isso não pode acontecer!

Todas nós estamos sujeitas ao erro e não podemos nos deixar abater, bola pra frente!

Sempre busque o maior detalhamento possível nas informações que receber, deixe as pessoas à vontade e esteja pronta pra escutar muito e falar pouco.

3 – Qual problema você está resolvendo?

No momento de sair à campo, pense no seu cliente e depois em você, foque nas dores que você identificou no mercado, pense na importância dele para validar sua ideia.

Você quer resolver primeiro o problema dele, procure gravar as informações, para não perder detalhes preciosos que ele pode te passar.

4 – O que mais em ajuda na hora de validar a ideia?

Mentoria, sem dúvidas!

O mercado está cheio de ótimos mentores, pessoas que já passara pelas mesmas dificuldades que passamos no momento da validação e que podem nos ajudar e muito nessa fase.

Não fique envergonhada em procurar ajuda, bons empreendedores são pessoas que gostam de compartilhar e terá prazer em te ajudar.

Assista o filme “Fome de Poder” e veja um excelente exemplo de como validar a sua ideia, espero que consiga identificar lá.

Tá na hora de colocar a mão na massa e trabalhar muito, ideia de gaveta não funciona em nenhum lugar do mundo, mãos à obra.

Me sigam no Instagram e vejam todas as novidades da Sabrina Nunes e da Francisca Joias, beijos e muito sucesso!