Para se entregar qualidade é preciso estar atenta aos processos, é tudo relacionado ao planejamento, para se ter a garantia e o controle de qualidade.

Esse processo de entregar excelência, um produto ou serviço acima da média, não acaba nunca, precisamos lapidar a cada dia as nossas ações.

A nossa intenção deve ser sempre a de surpreender e tornar a experiência do cliente a melhor possível, para isso precisamos de padrões e um rigoroso controle, para atingirmos a qualidade esperada.

1 Controle de qualidade

Bom, para se falar de controle de qualidade, vamos nos lembrar de um assunto que já tratamos aqui, CICLO PDCA.

Tudo está ligado a esse processo e não podemos perder o comando da situação de jeito nenhum. Os colaboradores são grandes aliados no controle de qualidade, eles buscam soluções criativas para melhorar a empresa e aquilo que ela oferece.

Essa busca deve estar ligada diretamente a estratégia empresarial para satisfazer as necessidades do cliente e atender o mercado com diferenciação. Para esse controle funcionar, é preciso que se faça periodicamente a análise do processo, auditorias e um monitoramento constante, buscando sempre a melhoria.

Leia mais

Melhorar o atendimento para lucrar mais

• Como fazer a análise SWOT do seu negócio

2 Melhorar os processos é preciso!

Para que você possa fazer um bom acompanhamento das coisas, você vai precisar conhecer o seu negócio muito bem.

Para melhorar, vai ser preciso ouvir a sua equipe para que se possa, também, ter qualidade nas informações, exigir responsabilidades vai ser essencial. Nessa etapa, abra seus ouvidos e coração para os consumidores, eles são o termômetro daquilo que estamos oferecendo.

O seu plano deve ser o propósito de todos pela melhoria contínua, por isso vai precisar de uma gestão participativa, promovendo a capacitação dos colaboradores.

Dentre os processos a serem melhorados, se liga nessas dicas que vou te dar:

Análise de custo benefício – analisar se vale a pena ou não testar produtos;
Benchmarking – compara qualidades com diversos concorrentes;
Custos da qualidade – custo total de tudo que você vai fazer para ter a garantia de qualidade.

Essas 3 etapas devem fazer parte do seu planejamento de qualidade, é nesse momento que você vai definir seus padrões, métricas, características e controles para satisfazer seu cliente e ter um custo acessível.

3  Qualidade total

Você vai precisar ter seus processos e procedimento bem detalhados, realizar os testes necessários e apurar os custos corretamente para atingir a qualidade total.

Como eu já disse, não leve o termo qualidade total ao pé da letra, a nossa função é estar em constante movimento com direção a melhoria contínua e proporcionar ótimas experiências aos clientes.

Definir como trabalhar é criar um padrão e imprimir a nossa marca de qualidade e atenção aos detalhes, tentando sempre um aprimoramento. Vá em frente, mostre que seu produto é excelente e bata o seu carimbo de qualidade nele, ação e sucesso!