Networking é o termo em inglês para a nossa rede de contatos, o nosso negócio precisa estar aberto e correr atrás desse relacionamento, sempre!

Portanto, o empreendedor precisa, e deve sim fazer muito networking. É através dele que vamos fazer parcerias e estreitar as relações profissionais.

Para crescer a sua rede, você não pode ter receio de conhecer o novo e compartilhar o que sabe, assim começa a troca e o networking.

1 Quem devemos encontrar?

Primeiro identificar seu interesse pelo nosso ramo, depois a sua afinidade em construir a sua rede contatos profissionais.

Então, podemos sim escolher de quem vamos nos aproximar primeiro, isso é uma troca e alguém sempre tem algo para compartilhar.

Quanto maior for nossa lista, melhor será a possibilidade de descobrir novos projetos, novos profissionais e objetivos em comum para executar.

Leia mais

• 3 segredos para ser uma empreendedora bem sucedida

• Uma empreendedora me fez 3 perguntas polêmicas e veja o que eu respondi

2  Onde fazer networking?

Ficar trancado dentro do escritório, dificilmente vai te fazer conhecer alguém e construir um bom relacionamento, isso é falta de estratégia.

Ir a eventos, ligar para pessoas convidando para conhecer seu negócio e trocar experiências, estreitar relações por intermédio dos fornecedores, tudo isso vale.

A timidez não pode fazer parte da nossa rotina, e saber dosar a inconveniência é essencial para não atrapalhar as outras pessoas.

Procure pelas redes sociais, Linkedin é ótimo, os melhores influenciadores digitais ligados ao seu ramo, empreendedores com interesses em comum e vá atrás, contato pessoal é primordial para o networking.

3  A importância do networking

Se conectar, ter bons relacionamentos, conhecer novas realidades, trocar experiências, ter novas oportunidades, novas visões de negócio, tudo isso é muito importante!

Pense que todos têm algo a oferecer e você está inserido nesse meio, por isso o contato com as pessoas certas vai fazer toda a diferença para você e seu negócio.

Todas as possibilidades e portas que se abrem são essenciais, é importante reconhecer que o networking é também uma rede de “ganha-ganha”.

Está passando da hora de você começar a desenvolver a sua rede, compreender o peso de um relacionamento no desenvolvimento da empresa.

Todo contato pode render frutos, conhecer pessoas pode te trazer informações preciosas, te levar outros empreendedores de sucesso e ter dar prestígio.

Levante, tenha atitude e vá fazer contato com o mundo externo, sozinho não vamos a lugar algum.

Agora é com você, sucesso!