Como você lida com o seu estoque? Já parou pra pensar nisso? Pois hoje vou te ajudar a fazer um gerenciamento poderoso dessa parte tão importante pra qualquer negócio. Gente, temos que ter o máximo de cuidado possível ao cuidar desse depósito, ao comprar mercadorias, armazenar e fazer girar. Costuma ter perdas ou ter mercadorias encalhadas por um bom tempo?

Ter muitos produtos estocados não é sinônimo de sucesso e de negócio bem-sucedido, mas um sinal de alerta. Por isso você precisa controlar o que tem, seu ritmo de vendas e quanto você tem investido em mercadorias. Estoque foi feito para ter o mínimo de vida possível dentro da sua empresa, afinal de contas ele é o seu dinheiro que está ali parado, desvalorizando e encalhando seu capital de giro, sua rentabilidade e afetando o seu caixa.

Mercadorias estocadas acabam ficando velhas, podem quebrar, sair de moda, tomar espaço para coisas novas que possam chegar e dar um lucro maior em menos tempo. Temos que aprender que o produto foi feito para ser exposto e vendido, não para ser guardado e corrermos o risco de perder investimento.

Alguém já deve ter comprado mercadoria que já tinha em estoque e isso é um sinal de desorganização, um outro ponto ruim pro seu negócio. Agora, se você está com esse problema, com muitas coisas encalhadas por mais de 45 dias- considerado um prazo muito longo para girar a mercadoria- já está na hora de você ir ver seu estoque e tirar de lá tudo que for mais antigo e colocar em exposição para o cliente.

Leia Mais

RUPTURA DE ESTOQUE: SAIBA COMO EVITAR

3 DICAS INFALÍVEIS PRA VOCÊ FAZER CONTROLE DE ESTOQUE EFICIENTE NO SEU RESTAURANTE

Faça promoções, saldões, o que for necessário para eliminar tudo de antigo, que está saindo da estação ou até mesmo aqueles quebrados ou com defeito. O importante é não tomar prejuízo. Mas faça isso com responsabilidade, já que você deve ter lucro, mesmo que mínimo, com essas mercadorias. Pelo menos seus custos de armazenamento devem ser considerados ao eliminar mercadorias paradas.

É bom sempre controlar quando o produto chega, estudar quais são os mais vendidos, os mais frágeis, os que demoram mais para vender, quanto temos investido. Saber ou estimar o valor do estoque é algo de devemos fazer todo mês. Se por acaso nossa empresa passar por dificuldades é o estoque o primeiro a quem devemos recorrer, fazer todas essas análises e tentar fazer girar o máximo possível, para gerar fluxo de caixa e ajudar a sair da dificuldade.

Hoje em dia o nosso fornecedor precisa ter um estoque gigantesco para poder nos atender de imediato, com rapidez e suprir a nossa necessidade. Elaborar um controle de estoque eficiente vai poder te ajudar na compra, esperar o momento certo aliado com o prazo de entrega do seu fornecedor e assim evitar compras desnecessárias e investimento errado.

Então vamos lá? Vamos levantar e fazer girar esse estoque, movimentar o caixa da nossa empresa e parar de deixar nosso dinheiro tanto tempo parado. Depois da sua análise, diga nos cometários o que achou do meu texto de hoje.