Acompanhar a empresa é obrigação, principalmente nas finanças. Em algumas situações vamos precisar de financiamento, você entende esse momento? Chega um momento que todo empreendedor quer colocar sua ideia para decolar, transformar seu negócio em algo grande e que seja fruto do seu projeto e trabalho. Esse é o momento em que vamos precisar de investimento, e hoje eu vou te dar 3 dicas de perceber esse momento e o que fazer para ir atrás disso.

1  Lei da oferta e demanda

Você costuma observar sua produção, seu estoque, sua eficiência e capacidade de colocar no mercado tudo aquilo que os clientes esperam de você? Esse é o grande dilema, precisamos estar antenadas na lei da oferta e da demanda, você pode estar perdendo dinheiro e clientes, por esse motivo. Observe a sua capacidade produtiva, se está atendendo ao mercado de maneira satisfatória, se não estiver, tá na hora de olhar seu plano de negócio e projetar sua expansão.

Se você não tiver capital próprio, faça vários orçamentos em bancos, cooperativas de crédito e veja a melhor solução para a sua empresa.

2  Novas oportunidades

A todo instante novas ideias, parcerias e oportunidades estão surgindo, pra isso você precisa ter fundos de investimento para aproveitar esses momentos. Mas se isso te pega de surpresa e você não tem o aporte financeiro, vai precisar buscar outras possibilidades, um financiamento talvez seja o caminho.

Antes de decidir, estude o mercado e veja se há rentabilidade e evidências para sustentar a sua decisão, não faça nada sem analisar, nada no escuro.

Leia mais

Capital de giro: 4 erros que todo iniciante comete

• Calcular o preço: não cometa esses erros

3 Novas tecnologias

Não dá mais para ficar atrás da concorrência no quesito tecnologia e isso faz toda diferença em todo seu processo, além de te dar vantagem competitiva. Precisamos ter o que tem de melhor no mercado, desde que caiba no nosso orçamento e se for algo que ultrapasse todas as expectativas de faturamento, é a hora de investir.

Faça muitas pesquisa, converse com outros colegas, veja a sua necessidade no momento, nada de enfiar os pés pelas mãos.

4  Eu preciso de financiamento?

Se você tiver a disponibilidade de investir seu próprio capital no negócio é uma ótima vantagem, vai te desonerar de diversas coisas. Caso contrário, você deve, com responsabilidade, buscar a melhor maneira de financiar seu sonho e fazer rodar sua ideia, sem comprometer seu planejamento. A escolha é sua e você deve estar certo de que seu payback vai corresponder às suas expectativas e elevar seu patamar no mercado.

Faça seus cálculos e veja se é necessário um financiamento, e se o caixa da sua empresa suporta, se for preciso busque uma consultoria especializada.

Vamos brilhar juntas, me sigam no Facebook e no Instagram e veja as super dicas que dou por lá todos os dias, sucesso!