Ao falarmos em produção enxuta, falamos em um controle efetivo, rígido, com ferramentas de medição, focado na eficiência e na gestão do desperdício. Quando a empresa adota esse sistema, ela não utiliza mais sua capacidade de produção total, mas sim a demanda do mercado, repensando o conceito de que máquina parada é prejuízo. Sendo assim, esse processo visa a melhoria contínua da produção e foca em uma metodologia de eliminar desperdícios, para entregar ao cliente somente o que ele quer.

1 – Conceito de Lean Manufacturing

Esse termo é inglês e traduzido significa produção enxuta, que foi utilizada por várias empresas como Volvo, Bosch, HP e outras, com o objetivo de reduzir os desperdícios. O Diagrama de Ishikawa ajuda nesse processo, na qualidade total da produção e do produto, melhorando processos, metas e reduzindo tempo de entrega. Essa busca pela excelência na produção visa, que em todas as fases do processo, as perdas devem ser totalmente abolidas.

Leia mais

• Descubra seu estilo de liderança

• Tenha uma gestão descentralizada

2 – Como aplicar o conceito da produção enxuta?

Dentro dessa ideia, elimina-se os grandes estoques, as empresas começam a executar um rigoroso controle de estoque e trabalhar com parcerias fortes com os fornecedores. É preciso treinar e capacitar a equipe, para que todos estejam envolvidos e entendam que o conceito deve se tornar uma cultura para todos. Pra isso, compra-se menos, investe-se em gestão e otimiza os processos para que tenha efeito sobre os custos de produção e armazenagem. Quando isso é bem aplicado, todo o setor produtivo começa a lhe trazer resultados positivos, já que vai reduzir a manutenção de equipamentos e máquinas e perdas no estoque.

3 – Produção enxuta é um processo extenso

Não é possível realizar de uma hora para outro esse conceito. Desenvolver essa filosofia demanda dedicação e envolvimento de todos os setores. Todas as ações precisam ser interligadas, entendendo se vai afetar determinado setor e como isso pode ser contornado, apesar de parecer, não é tão simples assim. Alinhar a produção com o que o cliente quer e controlar o desperdício é fundamental para que essa cultura seja implantada.

Vamos lá, colocar em prática e depois compartilhar nossas experiências, só assim vamos crescer e ter sucesso nos nossos processos. Me sigam no Instagram e vejam as novidades do meu Stories todos os dias.