Com o crescimento da empresa precisamos fazer adequações, para que os processos continuem fluindo e reestruturar setores é uma dessas etapas. Já conversamos sobre gerenciar setores, mas pode ser que quando setorizamos pela primeira vez, não tenha sido feito da maneira correta para comportar os impactos da evolução. Por isso, é necessário saber momento de mudar e estar preparada para essa etapa, que vai consumir muito de você e da sua equipe, para encontrar a melhor estruturar organizacional.

1 – Quando reestruturar setores?

O primeiro passo é medir a produtividade da sua equipe, notar se há pessoas sobrecarregadas, se os processos estão lentos, retrabalho e confusão na hierarquia. Isso se dá quando a sua empresa vai aumentando de porte, crescem as vendas, os serviços e a rotina de trabalho muda, causa uma confusão na rotina dos colaboradores.

Leia mais

• 5 características de sucesso das empresas

• Descubra a importância de dar feedback aos seus colaboradores

2 – Como reestruturar setores?

Depois de notar essas mudanças, chegou a hora de montar uma nova estrutura, sempre respeitando as grandes áreas da administração. Produção, comercial, financeiro. São exemplos de áreas que devem ser mantidas, mas devem ser divididas, com novas funções e buscando a eficiência. Essas divisões são subáreas que vão responsabilizar pessoas e evitar a interferência setorial, que geralmente causa conflitos. Cuidado com mudanças muito radicais. Busque o que já está dando certo e avalie se aquele setor é o gargalo que está atrapalhando o andamento da sua empresa. Busque o comprometimento e combata a resistência daqueles que não querem colaborar. Se comunicar corretamente ajuda na disseminação do novo modelo e contribui para que todos entendam que é necessário se reestruturar para crescer mais.

3 – Como fazer dar certo?

Para que tenhamos sucesso em cada projeto, é necessário o envolvimento espontâneo e o real engajamento dos envolvidos. Talvez seja preciso uma ajuda externa, profissional e com experiência em organização empresarial. Ele vai buscar o melhor modelo para você. Todas as ações precisam ser transparentes, o processo de mudança não deve ser rápido, mas com ações que façam entender o propósito da mudança. A mudança é inerente aos novos modelos de negócio e se não estivermos inseridas nesse contexto, poderemos estar fora do mercado. Então, faça dar certo e procure evitar ruídos internos e queda no clima e na produtividade. Me sigam no Facebook e vejam as novidades que temos os dias lá, sucesso!