Quando vamos abrir um negócio, tem diversos fatores que devemos nos preocupar, mas quando se fala de público alvo, é um os maiores desafios.

Para termos sucesso, a definição do público alvo é primordial, já que sem eles não há vendas, não há faturamento e consequentemente não há empresa.

Esse assunto é determinante na abertura da empresa e na sustentabilidade do negócio, e aí tô falando de pesquisas e colocar a mão na massa.

1  Porque me dedicar ao público alvo?

Essa dedicação deve ser encarada como um fator de essencial do planejamento e da estratégia da empresa, já que o ter um público alvo é nada mais que vender para o cliente certo.

É por essa definição que vamos ter noção de investimento no produto, na publicidade e não sair atirando para todos os lados e perdendo tempo e dinheiro.

Se a sua empresa não souber se conectar ao cliente de forma correta, a chance de fracasso na atração e fidelização é enorme.

Leia mais:

• Nicho de mercado, você escolheu o seu?

• Melhorar o atendimento para lucrar mais

2 Como definir um público alvo corretamente?

Como eu já disse antes, fazer pesquisa de mercado é muito eficaz e traz respostas assertivas e surpreendentes.

Um toque importante nesse processo é não confundir os gostos pessoais com os do cliente, ser isenta e ouvir as pessoas certas é o caminho.

Aproveite todos os momentos que tiver com seus clientes para ouvir, observar e compreender as suas reais necessidades, observe o comportamento dele na hora da compra.

Quem tenta agradar a todos se perde no caminho e se esforça demais em vão.

Por isso liste: idade, escolaridade, renda, status social, hobbies, marcas favoritas, suas motivações, perspectiva de vida, como sua empresa pode melhorar a experiência dele.

Reúna essas informações e dê um rosto, pesquise em revistas fotos que retratem aquilo que pensa se encaixar no perfil já descrito.

3 Ajustes

Todo processo vai precisar de ajustes, a globalização faz mudar hábitos, gostos e perfis, fique atenta a isso e se precisar faça as mudanças necessárias.

Se notar queda no faturamento, falha na comunicação, mudança de perfil dos compradores, tá na hora de reavaliar e buscar um novo campo.

Não se assuste com isso, é normal acontecer e pode te ajudar a encontrar novos mercados e parceiros.

Lançar um produto ou um negócio sem conhecer o público alvo é dar um tiro no pé, é assumir um risco que pode te levar à falência.

Fique esperta nas nossas dicas e compartilhe as suas experiências também, venha junto com a gente e vamos melhorar sempre, sucesso!