O que você precisa fazer para começar um site do zero? No texto de hoje, eu vou explicar 5 formas para conseguir colocar a sua empresa na internet. Não é bicho de sete cabeças, mas requer atenção, criatividade e comprometimento. Além disso, você vai aprender que é realmente possível criar um site, mesmo para quem é leigo no assunto. Vamos começar?

01. Defina o seu objetivo

Sim, seu site deve nascer a partir de uma estratégia. Antes era muito comum você ver sites institucionais com o teor: eu faço, eu sou, esses são os meus clientes etc. Mas com a evolução no consumo da informação o conteúdo do seu site deve ser direcionado para o fechamento de negócios, ou como o Google prefere: conversões.

Seja a compra de produtos, preenchimento de formulários, assinatura de newsletters, download de materiais etc. Todo o seu site deve direcionar seu cliente pela jornada de compra. Abuse de conteúdos que façam a diferença para o seu leitor, lá deve constar a sua solução ou produto para resolver o problema dele. Além disso, esse conteúdo deve gerar credibilidade e autoridade para o seu negócio.

02. Liste as seções do seu site

Entenda que toda a parte de conteúdo é sua responsabilidade, afinal você vai transmitir a missão do seu negócio para o mundo. E por mais que você não seja boa redatora, faça a estratégia e passe para alguém corrigir.

Neste tópico, você deverá desenhar o mapa mental do seu site, defina quais serão as seções do menu e  as subpáginas. Pense na experiência do seu leitor: se apresente, diga quais são suas soluções ou produtos com bastante conteúdo relevante, tenha uma seção blog e disponibilize seus contatos.

03. Crie o conteúdo

Agora, que você já sabe sobre o que vai escrever chegou a hora de colocar a mão na massa. Tome alguns cuidados de escaneabilidade: faça parágrafos curtos, use subtítulos,  escolha uma palavra-chave e use-a de forma espontânea, conte histórias com início-meio-fim e seja natural.

Vale muito a pena criar uma linha editorial, ou a forma como sua empresa se comunica, pense se seu público aceita informalidade ou se exige uma linguagem mais formal. Sim, toda a criação do seu site deve ser baseada na experiência do usuário.

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

04. Compre imagens

Use imagens profissionais, mesmo se não puder contratar um fotógrafo. Aqui está um segredinho: bancos de imagens profissionais. Você pode obter gratuitamente algumas fotos muito boas, e ainda comprar outras com um valor bem baixo. Vou colocar uns links aqui:

Imagens Grátis: http://br.freepik.com/

Ícones Grátis: https://www.flaticon.com/authors

Imagens pagas: http://www.istockphoto.com/br

05. Atenção! Parte técnica

Os outros 4 tópicos acima dependem exclusivamente de você, é a sua identidade, são os seus valores. Portanto, participe de todo o processo de criação. Mas aqui no último tópico você tem a opção de colocar a mão na massa lendo tutoriais ou contratar um profissional que faça isso pra você de forma mais rápida. De toda forma, separei aqui um checklist com as ações da parte técnica para colocar o site no ar:

1.    Registre um domínio: custa muito pouco e basta acessar o link : https://registro.br/

2.    Hospede o seu site: Existem alguns serviços de hospedagens bons, eu recomendo que você use o Hostgator, pois o custo-benefício é ótimo.

3.    Escolha um construtor de sites: Pelo Hostgator, você pode também configurar o WordPress.

4.    Inclua o conteúdo: Na ferramenta de edição do WordPress você pode instalar um template, instalar o plug-in de checkout de forma de pagamento e configurar as páginas.

5.    Faça otimização para SEO: são mais de 200 fatores de rankeamento no Google, mas a última atualização do algoritmo está pegando pesado no item experiência do usuário, então coloque em prática tudo que te ensinei nesse texto. Além disso, instale o plug-in Yoast ele irá te dar uma boa noção de SEO On Page;

6.    Teste a navegabilidade em múltiplas plataformas: Antes de colocar no ar teste todos os links, formulários, páginas e em diferentes dispositivos: celular, computador, notebook etc.

7.    Coloque no ar e divulgue: Tudo correu bem no teste? Chegou a hora de divulgar seu site. Use o impulsionamento “divulgar site no Facebook” ou ainda crie a campanha  “gerar tráfego”.

Amiga empreendedora, tenho certeza que essas dicas irão te ajudar a ter o seu site profissional no ar e gerando resultados. Você terá muito mais do que um website institucional, você terá uma ferramenta poderosa que irá atrair clientes para o seu negócio. E por falar em atrair clientes, já segue minhas redes sociais? Vemmm aproveitar a dicas diárias que rolam por lá: me siga no Instagram e curta minha Fanpage no Facebook.