A tarefa de recrutar pessoas é uma das funções mais difíceis em uma empresa, seja ela grande ou pequena. Com o surgimento das redes sociais, as competências comportamentais acabaram ganhando peso nessa hora, a contratação por valores se intensificou e, em vez de candidatos loucos tentando vender suas qualidades aos recrutadores, hoje, temos empresas preocupadas em ter uma imagem de boas empregadoras. Por isso, separei 3 conselhos que vão te ajudar com o processo de atrair bons colaboradores:

Anuncie as vagas nas redes sociais

Empreendedora, caia com tudo na rede! Afinal, o uso das redes sociais deixou mais eficientes os processos de recrutamento, trouxe agilidade para a busca por profissionais e, é claro, reduz os custos.

Outra ação que pode aumentar a eficiência do recrutamento é a divulgação das vagas nas mídias sociais das empresas, que acabam recebendo compartilhamentos espontâneos de seu público. Abuse das divulgações no LinkedIn, Facebook e Twitter.

Contrate caráter e trabalhe as habilidades

Ainda no universo digital, você pode dar uma espiadinha nos perfis pessoais dos participantes de seus processos, pois é lá que você vai conseguir identificar traços do caráter e postura. Saberá se estão de acordo com a visão da sua empresa. Por fim, não esqueça de olhar nos olhos, pois mesmo com todas as tecnologias que facilitam e aprimoram o recrutamento de pessoas, é indiscutível que o olho no olho continua sendo  insubstituível para bater o martelo no final do processo.

Leia Mais

Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Peça indicação dos seus colaboradores ativos

Dê valor às indicações. Outra forma eficiente e ágil de buscar pessoas já alinhadas aos valores da empresa é investir em indicações internas. Essa ação vai facilitar e muito nos resultados do seus processos seletivos. E com certeza você terá uma equipe mais homogênea e engajada.

Viu como a tecnologia pode ajudar com as tarefas de RH? Como você faz na sua empresa? Compartilhe suas experiências nos comentários!