Quando visitamos uma loja física, temos a oportunidade de pegar os produtos na mão, sentir a textura, o peso, o cheiro e o mais importante: podemos prová-los. Isso sem contar a opinião da vendedora ou de outras pessoas presentes no local. Já na loja online, as únicas formas do cliente entrar em contato com os produtos são através das fotos e da descrição do produto.

Uma boa descrição ajuda não só a aumentar a taxa de conversão do site como também contribui para o SEO. Isso sem contar o fato de que aumenta a confiança do consumidor em relação a sua loja, o que é essencial para fechar o uma compra.

Basicamente, uma descrição do produto deve conter as respostas para as seguintes perguntas: 

  • O que é o produto?
  • Para que esse produto serve?
  • De qual material esse produto é feito?
  • Maneiras de usar o produto.

Mas, não só isso. É na descrição que você vai conquistar o potencial cliente. Por isso, é fundamental que você separe um tempo da sua rotina para se dedicar a essa tarefa. Na postagem de hoje separei algumas dicas que vão te ajudar nessa missão.

Saiba quem é a sua persona

Você já deve estar cansada de ouvir falar de persona. Essa palavra está em todos os lugares e em todas as etapas da construção da sua loja online e não é por menos. Saber quem é o seu cliente ideal vai direcionar todas as escolhas do seu negócio, principalmente na comunicação. Quando você conhece a sua persona, você sabe exatamente o que ela procura e, isso vai te ajudar a descrever o seu produto da melhor forma. 

Leia mais:
Você sabe vender seu produto e gerar valor para outras pessoas?
– Saiba quais são os sete passos da venda perfeita

Qual problema você está resolvendo?

Tenha sempre em mente que nós, empreendedores, somos solucionadores de problemas. Não vendemos apenas um produto, vendemos a solução. Por isso, escreva quais são os benefícios ao adquirir aquilo que você está oferecendo. Mostre os atributos e explique como eles irão resolver a vida do cliente.

Não copie a descrição do produto de outro site

O Google sabe exatamente quando alguém copia algo de outro site, seja um texto ou uma descrição de algum produto. E isso gera penalização, ou seja, o seu rankeamento nas buscas vai caindo cada vez mais.

Só você conhece, mais do que ninguém, quem é o seu público e todos os benefícios do produto que você está vendendo. Por esse motivo, não há necessidade de se queimar copiando conteúdo alheio.

Não deixe dúvidas

Assim que terminar de escrever a descrição do seu produto, leia novamente e faça de conta que é um novo cliente. Após essa leitura ficaram dúvidas? Se sim, é melhor reescrever. O cliente não está com o produto em mãos, por isso não economize em informações sobre medidas e peso.

Da mesma forma, utilizar outras mídias pode ajudar a eliminar dúvidas. Além da foto tradicional do produto, fotografe também o item sendo usado por uma modelo, por exemplo. Fazer um pequeno vídeo pode ser um grande diferencial. Com a peça em movimento é possível ver detalhes que a foto não permite.

Lembre-se de que não existe uma fórmula perfeita para criar uma descrição eficiente, afinal, tudo depende do seu produto e da sua persona. Mas, essas dicas já dão um ótimo direcionamento para melhorar cada vez mais.


Gostou? Que tal mais dicas como essas? Inscreva-se no meu canal no Youtube e me acompanhe no Facebook e Instagram.

e-book-e-commerce-sabrina-nunes
lista-vip-whatsapp-sabrina-nunes