A era digital transformou a forma como as pessoas consomem informações e produtos. Nesse mundo atual onde pessoas e empresas se relacionam online não ter um site é como não existir.

Já reparou que toda vez que você vai comprar algo você pesquisa tudo sobre aquele produto ou serviço? É comum buscar várias opções de fornecedores para comparar a qualidade e avaliações de outros clientes.

Acredite! O seu cliente faz a mesma coisa. A primeira atitude de um potencial cliente é procurar seu site para conhecer melhor o seu negócio, seus clientes atuais e buscar mais informações sobre a sua solução.

E após vivenciar exaustivamente como criar e fazer crescer um negócio online, eu vou compartilhar com você algumas dicas da minha metodologia completa para ter um site institucional de respeito, independente do mercado em que você esteja.

Afinal, como você irá logo perceber os conceitos baseados no e-commerce são universais. E, sim, qualquer pessoa comum pode alcançar resultados como esse: se tornar o maior e-commerce do seu país no seu nicho.

O que é um site institucional?

Um site institucional é aquele que possui uma estrutura básica para contar a história do seu negócio. Geralmente as páginas existentes são: Início, Quem somos, Clientes, Serviços/Produtos e Contato.

Não basta colocar frases soltas e imagens sem qualidade. Seu objetivo aqui é ter conteúdo suficiente para convencer o visitante que sua empresa é a melhor opção para ele. Então capriche nos detalhes. Use fotos profissionais e textos completos focados em palavras-chave.

Dessa forma, além de ajudar o potencial cliente você será possivelmente apontado pelo Google como respostas em algumas pesquisas.

A importância de ter um site

É muito importante ter um site, pois ele promove autoridade online. Ser reconhecido como especialista no seu nicho pode trazer resultados de visibilidade para sua marca e também pode gerar receitas ao atrair mais clientes.

Portanto, não se esqueça de mostrar as avaliações e depoimentos de seus clientes atuais. Conte também todos os detalhes da sua solução, do seu atendimento e do seu time.  Pessoas compram online, mas gostam de se conectar com pessoas. Por isso seu sac deve ser infalível e suas redes sociais alimentadas e monitoradas regularmente.

E lembre-se de otimizar o seu site para os mecanismos de busca. São mais de 200 fatores de rankeamento, mas você não deve se preocupar, pois nem os melhores consultores de marketing digital conseguem cumprir todos eles.

Portanto foque em realmente responder as dúvidas dos visitantes, não copie conteúdos de outros sites, use títulos em H1, intertítulos em H2, crie o alt text de suas imagens, crie a meta-descrição do seu site, tenha foco em uma palavra-chave head ou long tail, e atraia back links (peça para seus parceiros e clientes citarem seu site com o link – são essas referências que realmente constroem autoridade.).

Características de um site de sucesso

Separei aqui as principais características para seu site ter sucesso. São algumas estratégias sem as quais é quase impossível conseguir bom posicionamento no Google e conversões para seu site. Confira:

Ser responsivo: seu site deve ser adaptável em qualquer dispositivo, principalmente em smartphones, já que mais de 80% do tráfego da maioria dos sites são feitos a partir dos dispositivos móveis. Minha dica é que você acompanhe toda a criação e atualização pelo seu celular, olhe todos os detalhes e perceba como a navegabilidade pode ser melhor.

Ter bom conteúdo: como falei logo acima, é impossível rankear sem prover informações suficientes para sanar todas as dúvidas do seu visitante. Invista em fotos, vídeos e textos de qualidade.

Possuir chamadas para ação (CTA’s): quase todo mundo esquece dessa característica, mas é mega importante direcionar seu leitor a tomar uma ação: ligue agora, envie um e-mail, solicite um orçamento, inscreva-se na nossa newsletter etc. Independente do tipo da chamada pra ação seu site precisa explorar essa ferramenta e tê-las em todas as páginas!

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Como criar um site?

Eu já escrevi aqui no blog os 5 passos que vão te ajudar a ter um site que vai gerar resultado para o seu negócio, veja aqui: O que você deve fazer para construir seu site do absoluto zero.

Hoje em dia existem alguns meios que permitem que você mesma monte seu site da sua casa. Entre eles tem o Google, WIX e o WordPress, que podem te ajudar a ter algo profissional sem precisar investir muito. Tem a versão grátis e a paga.

Vale a pena você separar um tempinho pra ver quais pontos são interessantes em cada plano. E se você não souber mexer nas plataformas, no YouTube você encontra vários tutoriais de como você pode usar cada plataforma com explicações bem fáceis.

Plataformas para construção de sites

Google:construtor de sites do Google  é  uma ferramenta para facilitar o desenvolvimento de sites institucionais, principalmente para donos de pequenas empresas. É uma excelente alternativa para fazer uma página rápida, gratuita e já vinculada com os dados do seu negócio, como endereço com  mapa e telefone.

A personalização é básica, isso garante que seu site estará no ar de forma rápida, e você ainda contará com o design responsivo, sendo acessível amigavelmente em qualquer dispositivo.

Wix: uma opção fácil e que tem bom desempenho no rankeamento do Google. Muitas empreendedoras desconhecem o poder de criar sites em HTML5 e sites Mobile por meio da ferramenta arrastar e largar (Drag-and-drop).

WordPress: muito famoso por ser a melhor plataforma para criação de blogs,com o WordPress é possível comprar qualquer template para seu site institucional. É bacana criar seu site por lá, pois eles possuem muitos plug-ins arrasadores como o Yoast que avalia o nível do SEO On Page.

Esse foi o nosso texto sobre a importância de ter um site institucional. Hoje você aprendeu  conceitos, definições e dicas de como ter um site de sucesso para o seu negócio. Tenho certeza que ao colocar essas dicas em prática você vai ver a sua marca fazer sucesso na internet:  construir autoridade e gerar tráfego.

Além disso, descobriu as 3 ferramentas que são poderosas para a construção de sites. Amiga, são muitos caminhos, escolha apenas um e coloque em ação, o trabalho é rotineiro e árduo, mas as recompensas são incríveis. Vamos juntas ter mais sucesso na internet? Deixe seu comentário, com dúvidas, experiências e sugestões que irei responder a todos!