Empreendedora, você sabe qual é o momento ideal para tirar férias? Ter o seu próprio negócio significa dedicação total. E é exatamente por isso que muitas de nós esquecem que também precisamos de um tempo para curtir com a família e com os amigos. Um merecido descanso para recarregar as energias, conhecer novas oportunidades de negócios e também ter um tempo para se dedicar a cursos de reciclagem sobre empreendedorismo e vendas.

Eu separei respostas para as 3 principais dúvidas que recebo sobre esse assunto. Muita gente acha que é impossível se ausentar para o período de descanso sem prejudicar o andamento da sua empresa. Você vai perceber que é possível e é extremamente saudável para você e para seu negócio. Aprenda como organizar suas férias, confira abaixo:

Quando posso ter férias?

Você conhece seu negócio como a palma da sua mão e sabe também o período em que ele possui maior demanda. Então a primeira dica vai te ensinar que o momento certo para se ausentar é aquele que corresponde aos períodos de menor movimentação da empresa.

Quando você é dono de um salão de beleza, por exemplo, não poderá sair de férias em épocas de festas de final de ano. Empreendedora, se ausente somente em momentos nos quais o seu negócio não precisará tanto de sua interferência.

Quem deve executar minhas funções?

Antes de sair de férias é necessário planejamento. Afinal os compromissos e o trabalho da empresa precisam continuar sendo cumpridos, é necessário ter um sistema de gestão capaz de mostrar todas as informações sobre a atividade do negócio e determinar quem são os responsáveis por cada uma delas.

Isso pode ser feito em planilha no Excel. Caso você tenha uma sócia, é interessante treiná-la para que ela seja capaz de substituí-la. Do contrário, meu conselho é para que você divida as responsabilidades de suas tarefas entre os colaboradores de confiança e com mais experiência.

Leia mais

• Faça uma apresentação impecável

• Saiba como melhorar a experiência do cliente na compra e fidelizá-lo

Quanto tempo devem durar minhas férias?

Deixei para o final uma das perguntas mais citadas. Quando você está sob as regras da CLT são obrigatórios 30 dias de férias a cada um ano de trabalho exercido. Mas e quando você é dona do próprio negócio?

Esse período de férias depende da maturidade do seu negócio. Se ele tiver menos de três anos, por exemplo, você terá mais dificuldade de conseguir agendar o seu tempo de descanso porque o negócio ainda exige muito de suas decisões.

Antes de decidir viajar é preciso refletir se a empresa continuará trabalhando sem a sua presença. É interessante também dividir as férias em pequenos períodos para que você não fique tanto tempo ausente do seu negócio. Faça como eu, tire miniférias, em vez de um mês completo, por exemplo, eu sempre divido em semanas aleatórias ao longo do ano.

Depois de seguir as dicas acima, escolha um lugar interessante e aproveite a viagem. Afinal, você merece esse descanso.  Entenda esse período como uma oportunidade para relaxar, mas também para fazer novos aprendizados. Busque cursos, visite feiras de negócios e faça networking.

Outra coisa super importante lembre que quem sai de férias é a sua pessoa física e não a jurídica. Então use seu próprio dinheiro e seu próprio cartão de crédito. Deixe o dinheiro do seu caixa longe de seus mimos, aproveite esse período para retirar o pró-labore ou a divisão de lucros. E aí, será que já está na hora de tirar um tempo pra você? Me conte nos comentários!