Uma das formas mais comuns de ser encontrada no Instagram por pessoas que nunca ouviram falar do seu negócio, é por meio das hashtags. E as hashtags no Instagram realmente funcionam, afinal, muita gente procura por termos específicos.

Mas, a pergunta é: como fazer com que eu seja encontrada no meio de tanta publicação. Calma! Hoje eu trago algumas estratégias para que você aprenda a usar as hashtags no Instagram de maneira correta.

Misture as densidades das hashtags

Parece até receita de bolo, mas não é. Assim como no SEO, o Instagram possui hashtags mais ou menos utilizadas, ou seja, mais densas ou menos densas. E é isso que vai determinar se você será encontrada ou não.

Alta Densidade: hashtags com mais de 1 milhão de postagens. Difícil de ser encontrada. Exemplo: #doce

Média densidade: hashtags com menos de 500 mil postagens. Mais fácil de ser rankeada. Exemplo: #docedecoco

Baixa Densidade: hashtag com menos de 50 mil postagens. Pode-se considerar um nicho, pois é bem específico. Exemplo: #docedecocofit

A dica é misturar hashtags de média e baixa densidade.

Não deixe para postar as hashtags depois

Pode parecer uma estratégia meio óbvia, mas, é importante ressaltar. Inclua as hashtags na legenda da foto, não deixe para colocá-las nos comentários. A indexação é diferente para postagens e comentários, por esse motivo, é tão importante incluí-las junto com a foto. Se você não quiser que elas apareçam, você pode dar enter ou colocar pontinhos para que elas desçam e não fiquem aparentes.

Leia mais:
É possível fazer marketing de nicho no Instagram?
3 ideias de posts que fazem sucesso no Instagram

Quantas hashtags no Instagram devo utilizar?

O Instagram permite utilizar até 30 hashtags. Posso usar todas? Pode, mas, fique atenta para não utilizar qualquer uma. Procure por aquelas que faça sentido ao seu negócio e a foto a ser postada.

É importante ressaltar que o Instagram consegue identificar as hashtags que não tem relação com a foto ou o seu perfil como um todo e pode classificá-la como spam. E isso não é nada bacana. Tenho até um post falando sobre isso.

Crie sua própria hashtag

Uma das coisas mais interessantes nas redes sociais é criar comunidades. No Instagram é possível fazer isso por meio das hashtags. Como? Criando a sua própria e incentivando os seus clientes a utilizá-las ao postarem fotos com o seu produto. Na Francisca Joias, por exemplo, nós utilizamos a hashtag #esseémeubrilho.

E, por último: nunca deixe de estudar

O Instagram adora deixar a gente ocupado pensando em estratégias para melhorar o nosso alcance. Os algoritmos são mudados o tempo todo. Por isso, é importante estar sempre atento a essas mudanças para não ficar para trás.

Que tal mais dicas de como utilizar as redes sociais para aumentar as suas vendas? Inscreva-se no meu canal no Youtube e me acompanhe no Facebook e Instagram.

e-book-e-commerce-sabrina-nunes
lista-vip-whatsapp-sabrina-nunes