Já notou a constante transformação na forma como as pessoas consomem informações e produtos? Cada dia mais a propaganda de interrupção é ignorada. Analise seus próprios atos: de todas as propagandas que você viu hoje, quais você lembra? Qual delas te fez comprar algo? Quando você está assistindo no YouTube e o anúncio aparece, você pula após os 3 segundos obrigatórios ou você assiste até fim?

Amiga empreendedora, a verdade é que nós não toleramos anúncios e eu me incluo nessa constatação, pois eu sempre clico no “skip add” do YouTube, sempre! É por isso que hoje vou te ensinar como atrair clientes sem interromper a programação normal dele. Além disso, vamos discutir qual o melhor tipo de marketing para o seu negócio: marketing de conteúdo ou mídia alternativa? Ahh! E no final tem dica bônus, continue lendo para descobrir!

O que é marketing de conteúdo?

Eu estava precisando de dicas sobre decoração, joguei no Google e “pah” milhares de dicas apareceram, todas elas criadas por empresas que vendem objetos ou serviços de decoração, inclusive com o link para comprar o produto. Esse exemplo ilustra muito bem o que é o marketing de conteúdo, uma estratégia de criação de conteúdo que gere valor e atraia potenciais clientes para o seu negócio.

O principal objetivo do marketing de conteúdo é ajudar a sua audiência esclarecendo dúvidas, dando dicas, ensinando com um tutorial, informando sobre tendências, inspirando com ideias inovadoras etc. Todo e qualquer tipo de conteúdo pode ser produzido desde que gere valor e ajude de verdade o leitor.

Além desse teor de relacionamento com cliente, o marketing de conteúdo é uma poderosa ferramenta para aumentar a sua autoridade sobre determinado assunto, quando bem feito gera um bom rankeamento no Google e fortalece a sua marca.

Como fazer marketing de conteúdo?

Atenção! A criação de conteúdo não deve ser aleatória, você deve ter uma estratégia e um calendário. Além disso, você deve saber para quem você está escrevendo e qual momento no processo de aprendizagem ou compra essa pessoa se encaixa. Separei aqui 4 ferramentas para te ajudar nessa jornada:

Agora você já sabe o conceito e tem as ferramentas para te ajudar a criar a sua estratégia, você deve está se perguntando: “Onde eu vou colocar o conteúdo que eu criar?” Existem vários canais para distribuir o seu conteúdo na internet, hoje vou te apresentar 3 deles:

Blog: meu queridinho, pois é onde consigo conversar com você e compartilhar em diversos formatos e de maneira mais ampla: minhas ideias, experiências e conhecimento. Se você ainda não tem um, escrevi aqui os Primeiros passos para montar seu blog;

Redes Sociais: eu vivo falando sobre o poder que elas possuem na atração de novos clientes e no engajamento com clientes atuais. Reaproveite o conteúdo do seu blog para criar uma série de posts de redes sociais. Use imagens com ilustrações, frases motivacionais, boas fotos e vídeos. Vai fazer muita diferença no seu negócio!

Materiais ricos: geralmente são apresentados no formato de eBooks e disponibilizados em landing Page para captura de leads.

O que é e como fazer mídia alternativa?

Mídia alternativa é qualquer mídia que se oponha aos meios tradicionais e com valores altos como anúncios da TV, rádio e jornal. Em outras palavra é o meio de divulgação pago com custo baixo e muita criatividade. Podemos considerar a mídia alternativa como uma mídia de interrupção, mas que gera impacto.

Muita gente tem dúvidas se anunciar na internet é uma mídia alternativa. Aqui está a resposta: é sim, incluindo os anúncios de redes sociais e Google, vou te contar os detalhes aqui embaixo:

Live Marketing: intervenções com eventos promocionais, distribuição de brindes, desgustação etc.

Ações de Guerrilha: intervenções promocionais criativas, com custo muito baixo e alto poder de viralização.

Links patrocinados: qualquer mídia paga e que  tenha baixo custo é uma mídia alternativa, portanto anunciar no Google e no Facebook também.

Peças gráficas impressas: cartaz,  lambe-lambe, Outdoor, busdoor etc.

Marketing de conteúdo ou mídia alternativa?

Agora que você já sabe os dois conceitos e conheceu exemplos práticos de cada um, chegou a hora de entender qual o tipo de marketing que vai trazer mais retorno para o seu negócio: marketing de conteúdo ou mídia alternativa?

Não existe um sem o outro. Isso mesmo, você até pode abrir mão dos meios mais tradicionais(guerrilha, peças gráficas e live marketing), mas você não deve e nem pode abrir mão de patrocinar campanhas para divulgar os seus conteúdos. Não adianta criar conteúdos incríveis e não gerar tráfego para eles. Assim também como não faz sentido fazer uma campanha de Guerrilha ou live marketing para divulgar um eBook, já que nesses casos divulgar o link é o ideal.

É claro que o resultado orgânico ocorre nas redes sociais e você pode divulgar seus conteúdos gratuitamente. Mas não confunda publicar com divulgar, quando você faz uma postagem é importante atrair popularidade para ela, então divulgue, impulsione, crie campanhas de conversão e de reconhecimento da marca.

Leia Mais

Dica bônus

Essa dica é especial pra quem ainda não tem blog e somente cria conteúdo para redes sociais. Eu fico muito orgulhosa, pois você começou e está ganhando a vida vendendo nas redes sociais. Você está fazendo hoje com o que tem hoje e isso é incrível.

Aqui estão 5 passos para você fazer marketing de conteúdo aliado a mídia alternativa, melhorando as postagens de redes sociais:

  1. Quantas vezes postar? Amiga faça no mínimo 4 postagens por dia, isso ajuda o algoritmo de entrega a tornar seu conteúdo mais popular.
  2. O que postar? Não faça postagens aleatórias, lembre da importância de gerar valor para sua audiência . Mesmo que seja para os seus posts de redes sociais, meu conselho é que você use as ferramentas acima para definir a sua estratégia: criar persona, jornada, cronograma e títulos. A cada 3 posts de engajamento(dica, look, bastidores) poste especificamente sobre produtos.
  3. Onde postar? Faça publicações no Stories todos os dias, no seu feed do Instagram, na timeline da sua Fanpage do Facebook. E sempre compartilhe no seu perfil pessoal e em grupos que você participa.
  4. Impulsione suas publicações! Use todas as armas de divulgação que estão ao seu alcance, implusione nem que seja R$10,00 para cada publicação que você achar interessante. Além disso, na própria Fanpage aparecem as sugestões para promover negócio local, promover página e atrair curtidas. Use pequenos orçamentos para essas ações também, dessa forma você irá  construir e fortalecer a sua marca ao longo dos meses.
  5. Use o aplicativo GrowSocial! Esse app para melhorar as atividades no seu Instagram, use-o para curtir, seguir e enviar mensagens diretas automaticamente. Dessa forma o seu número de seguidores pode aumentar de forma consistente, com pessoas que podem de fato se tornar seus clientes.

Esse foi o nosso texto sobre como fazer marketing sem interromper as ações de sua audiência. Aqui você aprendeu os conceitos de marketing de conteúdo e mídia alternativa. Definimos qual o melhor tipo de marketing para o seu negócio, e ainda ganhou uma dica bônus incrível. E por falar nisso, conseguiu assimilar todos os pontos? Deixe suas dúvidas nos comentários!