O Google possui uma série de ferramentas que auxilia os empreendedores. Se você me acompanha aqui pelo blog, pelo meu canal no Youtube e pelas minhas redes sociais deve ter percebido que sempre alerto sobre os benefícios de algumas delas: Drive, Agenda, Analytics, Criador de sites entre outras.

Hoje vou te apresentar mais uma ferramenta poderosa do Google: o Search Console. Descubra o que é e como ela pode ajudar o seu negócio.Continue a leitura!

O que é Search Console?

É um serviço incrível criado pelo Google e que pode ajudar a sua loja virtual no monitoramento de desempenho e ainda serve para te colocar no topo das pesquisas do Google.

Com essa ferramenta, é possível verificar como está o seu desempenho de SEO, como estão os cliques da pesquisa do Google na sua loja, receber alertas de eventuais erros no site e testar se o Google entende o conteúdo de sua loja.

Leia mais

• Reuniões produtivas: como fazer

• Como usar a informação a nosso favor

Como usar a ferramenta?

Após fazer o login com sua conta do Google, a ferramenta identifica os sites que você possui autoridade. E te dá um diagnóstico de pontos a melhorar para conseguir um posicionamento melhor. Aqui abaixo estão algumas funcionalidades, mas se você deseja ver mais detalhes clique aqui e logo em seguida clique em ajuda no menu acima do lado direito:

  • Visão Geral: apresenta um resumo dos dados que o Google tem do seu site: indexação, buscas e muito mais;
  • Aparência de Pesquisa: como o Google está interpretando cada ponto da sua página: títulos, tags  ;
  • Tráfego de Pesquisa: mostra as pesquisas dos usuários no Google e o que faz listar sua página. Aqui você descobre se as pessoas estão clicando nos seus links;
  • Índice do Google: como o Google faz a indexação das páginas do seu site e identifica (ou não) as palavras-chave que você quer;
  • Rastreamento: você sabia que o Google usa robôs para analisar seu site? Aqui o Google informa se existe algum erro que possa impedir a leitura da análise.
  • Problemas de Segurança: Aqui são listados eventuais problemas de segurança detectados pelo Google em seu site.

Amiga, essa ferramenta vai ajudar seu site a aparecer em posicionamentos melhores nas pesquisas do Google. Quer mais dicas como esta? Corre nas minhas redes sociais, sempre posto temas que você vai amar: me siga no Instagram e curta minha Fanpage no Facebook.