O que é uma venda? É dar uma mercadoria para alguém e receber de volta uma certa quantia em dinheiro? É passar para alguém a quantia que temos? É deixar uma pessoa satisfeita? Ou é apenas uma troca?

Eu acredito que vender é muito mais do que isso. Vender é mais do que entregar um produto e receber um pagamento, é construir um relacionamento com o cliente. Por isso, enumerei os 7 passos da venda perfeita para que você possa aplicar à realidade de seu negócio.

1. Conhecimento do produto

É fundamental conhecer o produto ou o serviço que você pretende vender. Além disso, você precisa entender de que maneira ele pode afetar positivamente a vida do seu cliente. Fazer um levantamento das dúvidas que o cliente pode ter te ajudar a conhecer ainda mais o produto ou serviço que está sendo vendido.

2. Pesquisa e Prospecção

Mantenha-se bem informado sobre o perfil do seu público-alvo, a fim de adaptar-se às tendências de consumo e de comportamento dos consumidores o quanto antes. Dessa maneira, quanto mais você conhecer a persona do seu negócio, mais chances de se dar bem nas vendas.

3. Abordagem

Na hora de abordar o cliente é fundamental transmitir empatia e simpatia. Certamente, trata-se de um dos maiores desafios do vendedor. Entenda que cada cliente possui um nível de experiência, por isso, parta do princípio de que o cliente não sabe nada sobre o produto e, a partir daí, adapte-se ao conhecimento demonstrado por ele.

Leia mais:

O poder da abordagem para aumentar as vendas diretas

Tudo sobre um pós-venda de sucesso pelo WhatsApp 

4. Estabelecer Necessidades

Procure conhecer os motivos que despertaram o interesse do consumidor e suas expectativas para o produto. Para oferecer a solução, você precisa conhecer o problema.

5. Apresentação

Chegou a hora de estimular o desejo do cliente em adquirir o seu produto. Ofereça versões de teste e permita que ele manuseie o produto da forma que preferir. Na Francisca Joias, por exemplo, sempre oferecemos um presente na primeira compra.

6. O Fechamento da Venda

Conhecer o “timing” perfeito para fechar a venda é uma das principais dificuldades dos vendedores. Saiba a hora certa para perguntar: “Como será a forma de pagamento?”.

7. O pós-venda

Finalmente, é necessário que o cliente tenha segurança e a garantia de um acompanhamento após finalizar a compra. Alguns dias após a venda, entre em contato e pergunte se está tudo bem, se tem alguma dúvida ou se o cliente está gostando do produto. Inegavelmente, manter esse relacionamento de confiança com o cliente permite que você seja a primeira opção na hora de fazer uma nova compra.

A cada negócio fechado, faça uma análise sobre o atendimento realizado, assim como os erros e acertos. Com a prática, o processo de venda fica mais fácil e será possível conhecer os diversos tipos de clientes e a melhor maneira de abordá-los.

Gostou? Quer saber onde encontrar mais conteúdo como esse? É só se inscrever no meu canal no Youtube e me acompanhar pelo Facebook e Instagram.

e-book-e-commerce-sabrina-nunes