Definir como serão enviados os produtos do seu e-commerce é uma das principais tarefas para quem está começando a empreender online. Transportadora podem ser uma ótima alternativa aos correios, principalmente se o seu produto possui grandes tamanhos ou são perecíveis, por exemplo.

Se você não faz ideia de como escolher a melhor transportadora para o seu negócio, não tem problema. Nesse artigo eu te ensino cinco estratégias que vão te ajudar a decidir a transportadora ideal.

Analise o seu negócio internamente

Antes de mais nada, faça uma análise interna do seu negócio. Levante informações como quais são os produtos do seu e-commerce, como você embala esses produtos e quais os tamanhos das caixas que você mais utiliza. Aproveite esse momento para avaliar se as embalagens usadas são realmente as melhores opções. Repense se há a possibilidade de otimizar os custos tanto do pacote quanto do frete.

Avalie as condições de cada transportadora

Nem todas as transportadoras levam todo tipo de material, por isso é importante pesquisar o que cada uma delas oferece de acordo com o que você precisa. Se o seu e-commerce vende produtos com grandes volumes, procure por transportadoras que oferecem esse tipo de serviço, por exemplo. Da mesma forma, busque por empresas que atendem os estados que você precisa.

Leia mais:

3 despesas para você ficar atenta como empreendedora

Saiba mais sobre logística para micro e pequenas empresas

Verifique as avaliações da transportadora

As transportadoras são o principal elo entre você e o seu cliente, afinal, é pelas mãos delas que ele irá receber o seu produto. Por isso, pesquise todas as informações que puder sobre a empresa. Veja se a transportadora tem uma página no Reclame Aqui, tente encontrar outros clientes para saber mais sobre a empresa e como é a forma de entrega.

Peça uma planilha completa

Encontrou uma transportadora que preenche todos os requisitos acima? Ótimo. Agora, solicite uma planilha com as seguintes informações: estados e cidades que entregam, o tempo estimado e o custo. Só assim você conseguirá analisar detalhadamente as vantagens e desvantagens de fechar contrato com a transportadora.

Coloque na balança também se a transportadora possui integração com o seu ERP ou com o sistema do seu e-commerce. Se não, você precisará incluir os códigos de rastreio manualmente e isso pode se tornar um atraso nas atividades da sua loja online.

Negocie

A melhor forma de conseguir menores preços e gerar conexão com o seus fornecedores é negociando. Converse, avalie possibilidades, busque orientação, tenha alguém de confiança para tirar suas dúvidas e te auxiliar caso apareça algum problema.

Lembre-se: pessoas compram de pessoas e elas estão envolvidas em todos os processos do seu e-commerce. Por esse motivo, negociar vai muito além do que exigir preços mais baratos.

Gostaria de mais conteúdo com estratégias para o seu negócio? Inscreva-se no meu canal no YouTube e me siga no Facebook e Instagram.

e-book-e-commerce-sabrina-nunes
lista-vip-whatsapp-sabrina-nunes