Quem está começando um negócio está acostumado a ouvir vários “conselhos”, que mais minam a confiança do empreendedor do que incentivam. Veja a seguir alguns exemplos de mitos do empreendedorismo e saiba como fugir deles:

1º Sucesso é questão de sorte

Quem nunca ouviu a seguinte frase ao falar sobre um empreendedor de sucesso: “ Ah, fulano teve sorte”. O que muita gente não sabe é que sorte nada mais é do que a mistura de dedicação e persistência.  Lutar para colocar em prática um sonho é difícil e nada simples.  Mas cada desafio é uma oportunidade de melhorar sua ideia e chegar mais perto do sucesso.

2º Empreender é só  fazer o que gosta

Realizar um sonho é se dedicar a algo que você ama, mas não é  só isso.  É aprender a fazer de tudo um pouco, gostando ou não, uma vez que só depende de você que seu sonho vire realidade ou não. É reduzir seu tempo livre e converter em mais trabalho ou estudo.

3º Só quem tem dinheiro é bem sucedido

Ter uma vida financeira estável contribui para que o empreendedor tenha mais confiança em se arriscar com algo novo. Mas  ter dinheiro não é um fator determinante para o sucesso de um novo negócio.

4º É preciso ser jovem para ser empreendedor

Atualmente, muitos casos de empreendedores de sucesso são jovens. Mas nada impede que uma pessoa vá em busca de seu sonho em uma idade mais avançada.  Em alguns casos, a experiência de vida contribui para que essa meta seja alcançada mais facilmente.

5º É impossível empreender estando no mercado de trabalho

Muitas pessoas acreditam que empreender é em tempo integral  e acabam desistindo de realizar seus sonhos. Mas é possível empreender,  mesmo trabalhando durante o horário comercial. Com planejamento e dedicação,  toda a hora pode ser produtiva. Mas atenção:  o esforço será maior, mas o sucesso só depende de você.

Desfizemos alguns mitos do empreendedorismo que estavam te impedindo de empreender? O importante é que cada dia mais, possamos nos livrar dessas pequenas coisas que nos afastam da concretização de nossos objetivos.

Diga nos comentários o que você achou e se tem algum outro mito que está te bloqueando, vamos nos ajudar! 🙂

whatsapp-sabrina