Você sabe a diferença entre marketing e vendas? Então, se você acha que a sua empresa já faz todas as ações de promoção possíveis, é hora de rever esse conceito, montar um bom plano de marketing e aumentar o faturamento!

O primeiro passo para compreender o que significa marketing é entender o sentido de compra, venda e trocas de serviços, produtos ou ideias.

Em inglês, market significa mercado e marketing pode ser traduzido como mercadologia, um estudo das causas, objetivos e resultados que são gerados através das diferentes formas como nós lidamos com o mercado.

Ou seja, o marketing estuda de forma ampla de todas as áreas do mercado: o preço, a praça,o produto e a promoção. Estes quatro pontos são conhecidos como os quatro P’s, o composto ou mix de marketing.

Veja o que cada um significa e aproveite para colocar numa planilha ou num papel o estudo completo do seu negócio:

Preço

Este ponto é referente ao valor e como será cobrado do cliente o seu produto. Além da definição do valor, outros pontos como a maneira que será cobrada e outras estratégias voltadas ao pagamento são abordadas.

Praça

Refere-se ao local seu produto será comercializado. Este ponto pode ser um pouco confuso quando analisamos o contexto de um e-commerce, já que está situado na internet e pode ser entregue para qualquer lugar do mundo (dependendo da logística de cada negócio).

Produto

Este ponto é importante pois deixa claro quais são as características do produto ou serviço que sua empresa está disponibilizando no mercado. Também ajuda a defini-lo;

Promoção

Simples, este último ponto refere-se às estratégias que serão utilizadas para a divulgação do produto ou serviço. É onde entra a publicidade.

É importante entender que, apesar de muito importante, o mix de marketing é somente um modelo para se conseguir classificar melhor as atividades do marketing, mas não pode nunca limitá-las.

Os 4 P’s são as variáveis que ditarão e influenciarão na maneira como suas estratégias devem ser montadas e também atuarão na forma como o mercado responde às suas investidas.

Sabia que, mesmo com pouca verba, é possível desenvolver ações para melhorar as vendas da sua empresa usando os 4 P’s? Então, mãos à obra!

whatsapp-sabrina