Sempre falo muito da importância de escolher bons influenciadores digitais para o seu negócio. Mais do que uma tendência de mercado, essa é uma forma eficaz para fazer as suas vendas aumentarem sem gastar muito. Mas, você sabe diferenciar um bom influenciador do falso?

Antes de aprender como diferenciá-los, é preciso entender o que é Marketing de Influência. O termo é novo e envolve as estratégias nas quais utilizam influenciadores para a divulgação do produto.

Ao contrário da propaganda tradicional que foca na venda ou no produto, nesse caso, o foco está na experiência que esse influenciador tem diante de um produto ou serviço. A partir dessa experiência vivenciada pelo influenciador o público desenvolve a sua opinião sobre determinado produto.

Além disso, alguns influenciadores possuem um custo mais acessível comparado a celebridades ou artistas. E o retorno sobre esse investimento é tão bom quanto ou ainda melhor.

No que você deve prestar atenção

Seja através de anúncios propriamente ditos ou por meio de resenhas, as marcas enxergam com ótimos olhos os influenciadores. Porém, antes de sair por aí vendo qualquer pessoa, atente-se a alguns pontos, tais como:

  • Se o Influenciador tem o mesmo público-alvo que a sua marca;
  • O que essa pessoa diz para o público dela, ou seja, o posicionamento diante de determinados assuntos;
  • A mensagem que o influenciador passa.

Além disso, saiba que quanto mais esse influenciador ganha destaque, maior é possibilidade de você desembolsar algum dinheiro para que ele divulgue o seu produto.

Mas, como identificar um falso influenciador?

Peça um Press Kit:

Quando o influenciador já está há algum tempo no mercado, ele já possui um Press Kit com as principais informações dos locais que administra.  Isso passa mais credibilidade ao pedir por informações. Porém, é possível que alguns influenciadores menores não tenham esse material. Nesse caso, você deve ter cautela e prestar atenção em outros pontos.

Analise a interação:

Seja através de comentários, likes ou compartilhamentos, analise a interação do influenciador com o público. Ele responde os comentários? Como lida com críticas? Sabe falar bem? Desconfie se a interação se resume somente aos likes, pois você não quer apenas números, não é mesmo?!

Tenha paciência:

Nada de escolher o primeiro influenciador só porque gostou da apresentação. Escolha com calma e veja o que ele tem a oferecer para a sua marca. Tenha um prazo para finalizar a escolha do influenciador e estude os dados com cuidado, afinal, o influenciador representará a sua empresa.

Analise as informações do Press Kit, veja como a sua empresa pode suportar um aumento de acessos no site. Se for um e-commerce, veja se a plataforma que você escolheu e o seu time podem suportar o aumento de demanda. Caso não, invista em melhorias antes de fechar o contrato de divulgação.

Leia mais

Influenciadores digitais: etapas pra você escolher o melhor pro seu negócio

Vantagens de fazer parcerias com influenciadores digitais

Seja clara na comunicação:

Da mesma forma que você pode identificar um falso influenciador, essas dicas podem te ajudar a não cair em certas ciladas ao usar esse tipo marketing. Sempre seja clara e objetiva no que pode oferecer e o que espera do influenciador. É através de uma comunicação eficiente que você consegue grandes resultados, seja no começo até mesmo depois de concluir a negociação da parceria.

Sempre acompanhe os resultados:

Independente da sua disponibilidade, sempre reserve um tempo para verificar os resultados do Marketing de Influência para o seu negócio. Verifique se o seu objetivo com essa parceria está sendo concluída como o esperado. E, caso sim, continue com esse acordo.

Se for oferecendo produtos, veja os itens que você quer vender mais. Se for um serviço, mostre os pontos positivos e pense numa estratégia para alguns meses. Sempre foque no que é melhor para a sua marca.  

Prepare-se

Ao mesmo tempo que você se prepara para escolher o melhor influenciador para a sua marca, é importante arquitetar estratégias para dentro de sua empresa. Com certeza, grandes resultados são esperados dessa parceria, por isso, prepare seu estoque e a sua equipe para atender a todos os interessados. Da mesma forma, atente-se aos seguintes detalhes:

  • O produto em destaque deve estar disponível em estoque;
  • O produto que o influenciador divulgar deve ser o mesmo que você vende, sem alterações ou melhorias;
  • Se tiver uma promoção, informe para esse influenciador todos os detalhes;
  • Se for um site, esteja preparada para muitos acessos vindos do público desse influenciador.

Espero ter ajudado com esse texto e que você agora consiga visualizar com mais clareza quais influenciadores são ou não relevantes para o seu negócio. Além disso, sempre planeje e tenha objetivos claros em relação a essas parcerias. Acredite: com uma estratégia clara e a dedicação, é possível ter muitos resultados positivos.

 

Deseja mais conteúdos para alavancar as vendas do seu e-commerce? Inscreva-se no meu canal no Youtube e siga-me no Facebook e Instagram.

e-book-e-commerce-sabrina-nunes