Amiga empreendedora você passa por situações onde  precisa usar a sua criatividade? Já percebeu que até nas atividades mais cotidianas uma dose de inovação faz toda a diferença? Precisamos ser criativas em tudo: montar um look, fazer uma maquiagem, criar o cardápio do almoço, lançar uma promoção para empresa ou simplesmente adotar legendas pra postar fotos. Quando a fonte seca o que você faz? Como você busca inspiração? Pois agora eu, Sabrina Nunes, vou te ensinar técnicas de como ter mais criatividade no seu negócio. Pronta?

Benchmarking

Lembra que eu já falei sobre esse tema? Essa dica é a mais simples e a que mais vai te ajudar a se inspirar na criação de novas ideias no seu negócio. Observe quem faz melhor no seu mercado e siga os passos. Tenha o cuidado de não copiar, mantenha a sua autenticidade. Mas bons exemplos existem para serem seguidos.Certo? Para ler o texto completo, clique aqui!

Brainstorming

Essa técnica é muito usada em agências de publicidade, mas pode ser aplicada  em qualquer tipo de negócio. O termo no Brasil também é conhecido como ‘Tempestade de ideias’. Esse é o momento da criação onde todas as ideias são lançadas na mesa, então você não deve julgar e nem ignorar nenhuma ideia nem mais ridícula e improvável. Após despejar todas as possibilidades você avança para a etapa de julgamento e implementação.

Leia mais

3 ferramentas pra ajudar na gestão do seu negócio

Como usar as formas de pagamento a favor do seu negócio

Design Thinking

Essa é abordagem mais recente para fazer aflorar a criatividade. Ela conta com mapas mentais e desenhos. Então você irá desenhar as possibilidades, metas e fluxos para encontrar soluções criativas para o seu negócio.

Essas foram as 3 técnicas para você estimular a sua criatividade e levar a solução de problemas para outro nível no seu negócio. Os termos são todos em inglês mas as abordagens são bem fáceis de aplicar, heinnn! Vale a pena se dedicar e sempre melhorar os processos internos de criação e solução de problemas. E por falar nisso, o que você faz quando precisa de uma dose de criatividade? Já conhecia essas técnicas? Você sugere alguma outra forma? Conta nos comentários!

Você, que já tem um negócio formal ou pensa em formalizar, sabe os benefícios de ser MEI? Nesse material exclusivo que eu fiz, você pode aprender desde como se formalizar até como ser uma empreendedora de sucesso. Baixe aqui.