Você acha que a produtividade está ligada ao quanto a pessoa trabalha? Não é bem assim, pois algumas pessoas são seduzidas pelas armadilhas da produtividade e nem percebem. “Mas Sabrina, o que são essas armadilhas?” Vamos tratar delas aqui, porque você só será produtiva se fazer o que precisa ser feito em tempo hábil. Trabalhar demais não é sinal de produtividade.

Nós temos várias ferramentas que facilitam nossa vida, nosso planejamento e programação, mas às vezes focamos nas coisas erradas e acabamos perdendo um tempo precioso. Vamos ver algumas armadilhas pra ver se você se identifica:

1 Falta de comunicação aberta com a equipe

Ter a certeza de que as pessoas ao nosso redor entenderam a mensagem é fundamental, pois isso vai garantir o bom andamento das atividades. A falta de comunicação gera retrabalho, que automaticamente produz insatisfação e perda de tempo, incômodo e falta de concentração na atividade.

Seja clara e objetiva, sempre! É uma virtude do líder se comunicar bem e foge sempre de uma das piores armadilhas da produtividade.

2 Procrastinação

Esse é a pior de todas e uma das que mais acontecem no nosso dia a dia. É a habilidade que temos de fugir do mais difícil, de deixar certas coisas pra depois e isso prejudica toda a rotina de trabalho. Quando as pessoas se acostumam com o “deixa pra depois”, vira rotina e as coisas se atrasam naturalmente sem que você perceba, se atente a isso.

Leia mais

• Como fazer sua empresa render mais

• Auto avaliação profissional, eu preciso?

3 Desorganização

Olhe pra sua estação de trabalho e ache um documento importante o mais rápido possível. Ou procure um e-mail ou mensagem importante para a reunião. Se não conseguiu nada disso, a coisa está feia. Não deixe a a falta de organização tomar conta de você, isso vai te consumir e atrasar toda a sua vida. Lembre-se: a desorganização é aliada da procrastinação e te faz perder horário e compromissos importantes.

4 Falta de planejamento

Tente planejar a próxima semana na sexta ou sábado e reveja os compromissos e as atividades de cada dia. O planejamento é fundamental para ter uma boa produção. Fazer tudo ao mesmo tempo é algo inaceitável e pode te prejudicar. Saiba onde está indo e onde quer chegar, pois facilitará a forma como você se organiza de acordo com o que é importante.

Defina suas prioridades e não deixe nada te atrapalhar. Ter certeza das tarefas é sinal de inteligência e aproveitamento do tempo.

5 Armadilhas da produtividade

Tudo isso que escrevi aqui acontece toda hora e, quando se vai se acostumando com elas, é difícil perceber a queda na produtividade. Faça uma auto análise, veja esses pontos que indiquei, escreva suas atividades e defina uma rotina. Quando se cria um hábito positivo, elimina um negativo.

Tenha disciplina para mudar e ser exemplo para sua equipe. O líder precisa emitir essa confiança e essa atitude, já que a força está com você.

Venha ver as novidades que lanço no Facebook e minha rotina, vamos crescer juntas, sucesso!