O desenvolvimento da empresa depende das pessoas que estão conosco. Se não for feito de forma correta,  isso pode desenrolar alguns conflitos organizacionais. Se acontecer, o que fazer?

Nossos colaboradores precisam estar focados nos resultados positivos, mas em algum momento o relacionamento pode gerar conflitos internos. É nessa hora que você vai precisar intervir. É muito importante que esteja bem preparada para amenizar esses problemas e fazer com que a equipe ande sempre em frente e não em rota de colisão.

Eu vou tratar hoje apenas de três conflitos, os que considero os mais comuns e que podem tirar o nosso sono. Vamos lá?

1 Desorganização

A desorganização gera diversos conflitos, além de desmotivar os colaboradores no dia a dia da empresa. Sua empresa precisa de processos bem definidos, de uma hierarquia clara e de recursos disponíveis para todos. Sem isso, a bagunça se torna generalizada e você vai perder o controle. Sente com a sua equipe e reveja essas questões, se houver erro aí, reveja suas ações e aprimore seu modelo de gestão.

2 Ruídos de comunicação

O que mais devemos cuidar para proteger as pessoas, são os ruídos de comunicação que aparecem na organização. Quando a comunicação interna da sua empresa não está bem estruturada acontece a famosa “Rádio Peão”, que são muitas informações desencontradas nos corredores.

Estruture corretamente os meios de comunicação interna, para que todos sejam informados das ações que a empresa está executando e evitar o conflito entre pessoas e departamentos.

Leia mais

• Como fazer sua empresa render mais

• Tenha confiança para liderar sobre pressão

3 Clima organizacional

Essa deve ser uma ação rotineira: medir o clima organizacional.  Quando não se percebe os bastidores e não fazemos ações para um bom relacionamento entre todos, a tendência é que a confusão seja instalada no ambiente.

Medir esse clima e promover ações que deixem o ambiente mais amigável e harmonioso é fundamental para termos um clima organizacional excelente. Vamos aproximar as pessoas pelas afinidades e fazer com elas se conheçam e trabalhem por um só objetivo, em paz e tranquilidade.

4 Evitar conflitos organizacionais

Agora é sua vez! Tome esses três pontos como o pontapé inicial da mudança de comportamento das pessoas. Vamos criar o melhor lugar possível para se trabalhar e que as pessoas se sintam bem em sair de casa para nos ajudar na construção dos nossos objetivos.

Você já pensou que as pessoas felizes rendem muito mais que as mal-humoradas? Muito sucesso pra você e conte comigo sempre!

Me sigam no Instagram e vejam minhas novidades a todo o momento no Stories.