A internet facilitou muito o processo para quem sempre sonhou em empreender. Com pouco, é possível dar o primeiro passo para abrir uma loja virtual. Entretanto, ainda há aqueles que não abrem mão de ter um ponto físico para receber os clientes. Então, fica a dúvida: qual é o melhor negócio?

Não se deixe enganar, há espaço para todo tipo de negócio. E o melhor ainda: há espaço, inclusive, para aqueles que querem ter o melhor dos dois mundos. Antes, que tal conhecer os prós e contras de cada modalidade?.

Ter uma loja física

Nesta modalidade de negócio, você tem mais custos fixos, tal como aluguel da loja, folha de pagamento de funcionários e itens básicos de manutenção. Sem contar que é necessário ter uma equipe de vendas, atendimento e caixa.

Entretanto, uma das vantagens é que, por ter o contato físico, fica mais fácil descobrir o que o cliente quer e oferecer mais produtos, aumentando o ticket médio. Além disso, com a loja física é possível proporcionar experiência para o cliente – e, experiência é a palavra de ordem para os novos consumidores. 

Leia Mais:

– A Economia da Experiência: Saiba como esse conceito ajuda o seu negócio

– Quero montar uma loja virtual. Preciso ter CNPJ?

Ter uma loja virtual

Ter um negócio online não é apenas uma tendência, é algo consolidado. Comprar online já faz parte da vida de muitos consumidores brasileiros. E, enquanto na loja física você alcança apenas o seu entorno, na loja online é possível alcançar o país inteiro.

É bom lembrar que, ao ter uma loja virtual, você terá que se inteirar dos assuntos referentes a internet e marketing digital, afinal, esses conteúdos são essenciais para o sucesso do seu negócio online. 

Os gastos de uma loja virtual tendem a ser menores, pois o espaço alugado pode ser menor ou afastado do centro, por exemplo. Mas, existem gastos importantes tal como aluguel da plataforma, design, produção de conteúdo e anúncios patrocinados.

E então, qual é o melhor negócio?

Essa pergunta só você pode responder! Existem casos de sucesso nas duas modalidades. Entretanto, se você é daqueles que gostam de estar sempre à frente, você pode optar por ter uma loja virtual e uma loja física, mas, tratar a loja física como um espaço para proporcionar experiência para o seu cliente.

Mas, lembre-se: nos dois casos, colocar a mão na massa e trabalhar duro é fundamental para alcançar o sucesso. Independente de qual modalidade de negócio escolher, estude, arrisque-se e foque no cliente, porque você sabe: pessoas compram de pessoas.

Gostou das dicas? Então se inscreva no meu canal no YouTube, curta minha página no Facebook e me segue no Instagram que tem muito mais conteúdo por lá!


e-book-e-commerce-sabrina-nunes
lista-vip-whatsapp-sabrina-nunes