Sabia que é possível organizar melhor a sua empresa por meio de métodos e processos, de modo que tudo se torna mais fácil para você e para os seus colaboradores?

Apesar de sempre ouvimos falar esses dois termos – método e processo, é preciso entender que cada um tem um significado diferente na hora de organizar e ajudar a gerir o nosso negócio.

Método x Processos

Para qualquer tipo de negócio é preciso ter um planejamento. Fazer tudo sem planejamento algum e sem metas não adianta nada para o nosso negócio, pelo contrário, pode nos causar problemas. Vamos supor que temos a seguinte situação: eu quero criar uma campanha que me traga 25% a mais em engajamento e 15% a mais em venda em 40 dias. Essa é a nossa situação, e agora, como executar?

Diante de todo projeto é preciso ter organização, um caminho a ser trilhado. Esse caminho a seguir será o nosso método, a nossa receita de bolo para fazer acontecer e organizar as tarefas. É a técnica que vamos usar para alcançar o objetivo e cumprir a nossa meta. Sendo assim, o método é a maneira escrita e organizada de como vamos transmitir a nossa ideia.

Já o processo vem como complemento do método, ele se encaixa na parte prática e operacional da nossa metodologia de trabalho. Vamos pegar aquilo que está descrito e colocar na prática. É possível até ter manuais das operações.

Leia mais:

Controle financeiro: estou fazendo certo?

Finanças pessoais e empresariais: posso misturar?

Como a sua empresa pode se beneficiar?

Talvez esteja na hora de criar metodologia para todos os seus processos e aprimorar o seu negócio. Fazer tudo conforme está descrito e, dessa forma, ter a sua empresa organizada.

Deixar que os colaboradores participem da elaboração dos métodos e processos é fundamental. Isso garantirá mais agilidade quando for necessário treinar novos colaboradores e quando precisar transferir alguém de setor. Ao mesmo tempo, deixará mais transparente sua intenção de fazer tudo com eficiência, eficácia e organização.

Conforme a empresa cresce, fica ainda mais complicado controlar aquilo que se fazia sem regras. E quando isso acontece, nós empreendedores nos afastamos pouco a pouco da nossa empresa para realizar diversas outras atividades.

Deixar de lado as rotinas do escritório para se dedicar a direção e planejamento é um processo natural. Por esse motivo, ter  métodos e processos descritos e organizados, garantem que você tenha mais tranquilidade para exercer a função de CEO.

Quando não é mais possível o funcionamento da empresa ou de determinado setor ser controlado por uma só pessoa, entramos com as aplicações práticas dos métodos e processos estabelecidos e resolvemos o problema, difundindo o que é necessário para aquela atividade ter sequência e sucesso.

Então vamos organizar a empresa. Sem organização não dá para crescer, controlar, planejar, atrair clientes ou ficar no mercado.

 

Que tal mais dicas de como organizar o seu negócio? Inscreva-se no meu canal do Youtube e siga-me no Facebook e Instagram.

e-book-e-commerce-sabrina-nunes

lista-vip-whatsapp-sabrina-nunes