São tantas estratégias que temos que adotar para empreender, que precisamos estudar o tempo todo, está na hora de saber analisar seu cliente.

Esse é um artifício que vai te posicionar na hora de captar, se relacionar e atender seu cliente, sabendo sua real necessidade.

Analisar seu cliente vai permitir que, cada vez mais, possamos proporcionar experiências ótimas e satisfatórias ao nosso público-alvo.

1  Pesquisa de mercado

Toda análise é resultado de uma observação. Pesquisar é essencial para analisar seu cliente e conhecer seus hábitos reais, dessa maneira moldaremos nosso posicionamento no mercado.

Já disse inúmeras vezes o quanto precisamos de todas as informações que o mercado oferece, vou te convidar a reler esse post, para colocar as ideias no lugar.

2  O que seu cliente procura?

Descobrir isso é fundamental para a sua estratégia, com isso vai poder visualizar o que é mais adequado a cada perfil.

Sim, você terá vários perfis para analisar e construir a sua persona.

Nesse monitoramento, nós podemos identificar os desejos, sua casualidade, estado civil, ambientes que frequenta, tudo influencia no que você vai oferecer.

3  Quando e o que seu cliente compra

Bom, cada uma de nós temos uma mania, têm pessoas que adoram presentear amigos e parentes, outras a si mesma, qual ocasião ele mais te procura? Mas ter o histórico dele é primordial para direcionar uma campanha, por exemplo.

O mês que ele é mais ativo é muito importante, assim que podemos buscar uma nova compra, um e-mail marketing, bem feito, vai atraí-lo.

Numa época de baixa, essas ações nos ajudam a faturar.

Leia mais

• Você definiu seu público alvo de forma certa?

• Saiba transmitir credibilidade e faça sucesso!

4  Como seu cliente chega até você?

Nessa era da tecnologia, temos várias formas de nos mostrar e chamar a atenção das pessoas. Portanto, para descobrirmos como eles chegam até nós, precisamos entender sua origem.

Essa vinda pode ser por redes sociais, indicações, propagandas publicitárias e outros meios que devemos descobrir ao perguntar pra ele. Esse caminho é importante, o que funciona com uma pessoa, não funciona com outra.

Essa análise é que vai guiar a melhor forma de chegarmos até ele, sendo mais fácil para os dois lados.

Você está conseguindo assimilar a importância de analisar seu cliente?

5  O que seu cliente espera?

São vários perfis diferentes e saber o que ele espera da sua marca, do seu serviço é a melhor informação que você vai ter.

Precisamos descobrir se ele está satisfeito, se gosta de promoções, se procura qualidade ou preço, como ele enxerga a concorrência.

São esses detalhes que vão te fazer proporcionar o melhor a cada dia para seu cliente.

6  Está na hora de analisar seu cliente

Depois de reunir essas informações, chegou a hora de analisar, checar, cruzar dados e construir um padrão de excelência e qualidade para o cliente.

Quando trabalhamos online, essas informações estão muito acessíveis, e fazer uso do Big Data é essencial.

Vamos lá, ação e sabedoria é que vão fazer a diferença, tenha as melhores pessoas ao seu lado para te auxiliar e faça muito sucesso!

Me sigam no Insta e vejam as novidades todos os dias no meu Stories.