Tá aí uma dúvida que sempre me perguntam: vale a pena investir numa franquia que já existe ou devo começar um negócio do zero?  Pois eu, Sabrina Nunes, vou te apresentar os benefícios de cada um pra te ajudar a escolher qual o melhor caminho para você. Vamos começar?

 

Por que uma franquia?

“É mais fácil”, vão te dizer, mas você já parou para pensar no peso de uma franquia? Essa é a visão de quem olha de fora, mas empreender uma franquia é mais difícil do que você pensa.

Existe um padrão a seguir, uma estrutura já montada e um processo já elaborado. Além disso, o investimento é maior comparado a de um negócio que começa do zero. O que você vai precisar para ter sucesso nesse empreendimento é focar no treinamento. Essa é a palavra-chave para quem quer empreender em uma franquia. Além disso, o diferencial se torna muito importante. Um dos diferenciais mais importantes é o atendimento. Gente, quem nunca comprou em uma loja só pelo vendedor ter sido atencioso? E se você acha que o foco está nos funcionários, se engana. Você, como empreendedora, deve sempre aprender mais sobre o seu negócio e o ramo que ele atua. Isso vai te ajudar a ter várias ideias interessantes pro seu negócio.

 

Por que começar do zero?

Eu comecei meu empreendimento do zero não porque eu ache ruim ser parte de uma franquia, mas porque eu quis começar do meu próprio jeito. A minha empresa é exatamente do jeito que eu quis e criei e essa é uma das vantagens de se ter um negócio próprio. O seu sonho não tem um tamanho, você que vai construir isso. O processo é mais lento, pois tudo deverá ser feito por você e terá a sua aprovação. Mas, em compensação, tudo poderá ser do seu próprio jeito, o que não te agradar pode sair e você melhorar.

 

Franquia X Começar do Zero

Se arrisque, empreender é muito disso. A franquia vai te dar uma determinação maior pois você já vai conhecer a marca e saberá se ela vende bem, terá feito pesquisa de mercado para a região em que você vai fazer o negócio e ter mais segurança se dará certo.

Para começar do zero você vai precisar de muita determinação, pois vai ter que fazer o passo a passo e isso quer dizer errar e tentar novamente, errar de novo e tentar quantas vezes forem necessárias. Invista em cursos, em capacitação, assim poderá ser mais “fácil” para você conseguir ser bem-sucedido.

No final das contas os dois empreendimentos valem a pena, você só precisa escolher aquele que tem mais o seu perfil. Empreender é dar asas ao seus sonhos, ter algo próprio e fazer acontecer.

E aí, gostou das dicas? Conseguiu escolher qual é o melhor para você?

Me conta nos comentários.

Até a próxima!

 

vip_whatsapp-var