Para quem tem um negócio, o Google deve estar incluso na estratégia de divulgação. Porém, a maioria dessas ações na plataforma são pagas. Além disso, nem todo empreendedor sabe por onde começar ou tem verba destinada para esse fim.

Por esse motivo, vou te ensinar algumas formas de anunciar gratuitamente no Google. E pode confiar, são ações que você pode colocar em prática hoje com o que você tem hoje.

O meu negócio precisa de um site?

Se você tem um e-commerce, o site é essencial para o seu negócio, afinal de contas é uma loja virtual. Se você tem um negócio físico, nem sempre vai entender a importância de ter um site.

A página virtual é uma forma corporativa de comunicar o que você vende, além de dar credibilidade à sua marca. Por isso, caso você queira realmente ter um site, aconselho a buscar um profissional para desenvolvê-lo. Você é uma empreendedora, não programadora. Não tente fazer tudo sozinha, especialmente falando do site da sua empresa.

Entretanto, as estratégias que citarei neste post podem ser usadas em diversas situações independente se você possuir ou não um site. Confira abaixo:

Marketing de busca

Esse tipo de marketing é focado em fazer com que o seu site se torne a primeira opção da primeira página nos resultados de busca do Google.

Conquistar essa posição significa conquistar acessos. Afinal de contas o usuário não vai procurar por cada página atrás de determinado assunto. A atenção dele se concentra logo nas primeiras opções da primeira página.

Para isso, você deve focar no SEO (Search Engine Optimization). Através de algumas técnicas, você otimiza o seu site ou blog para os buscadores. E, se você pensa que isso gasta rios de dinheiro, está enganada.

Essas estratégias são bem simples e é possível colocá-las em prática hoje mesmo. Além disso, um bom trabalho de SEO contribui para um bom resultado do Google Adwords, a forma paga do Google anunciar o seu conteúdo nos resultados de pesquisa.

Leia Mais:

4 dicas para se dar bem com os anúncios do Google

5 Maneiras de melhorar as vendas do e-commerce sem investir em mídia

Google Meu Negócio

Você vai amar essa dica, principalmente, se tiver um negócio local, como consultório, escola ou um local no qual você receba o seu cliente. O Google Meu Negócio é o serviço 24h voltado para empresas.

Através dessa ferramenta, o usuário consegue diversas informações sobre o seu negócio, desde horário de funcionamento a rotas para chegar a sua loja usando o Google Maps, por exemplo.

Além do horário de funcionamento, é possível cadastrar contatos de telefone e e-mail, incluir conteúdos como fotos e vídeos. Se você possui um blog, pode até publicar essas postagens por lá.

Além da forma tradicional de expor os resultados de pesquisa, o Google Meu Negócio permite que você anuncie de graça e seja exibido também nos resultados orgânicos.

O cadastro é rápido e gratuito, ou seja, você mesma pode fazer isso. Basta clicar aqui e conferir tudo.

 

Quer mais dicas como essa? Inscreva-se no meu canal no Youtube e siga-me no Facebook e Instagram.

e-book-e-commerce-sabrina-nunes