Um dos grandes desafios do empreendedor é conquistar novos clientes. Saber como calcular o CAC (Customer Acquisition Cost) pode fazer toda a diferença na hora de traçar uma estratégia para alcançar novo público.

O que é CAC

CAC é a sigla para Customer Acquisition Cost que traduzindo significa Custo de Aquisição de Clientes e indica quanto o negócio está investindo para conseguir um novo cliente. É um indicador muito utilizado pela equipe de vendas e funciona não só no processo de aquisição, bem como durante todo o funil.

Mas, como calcular esse custo? Fácil: você deve dividir a soma dos investimentos para conquistar esse novo consumidor pelo número de clientes conquistados durante um certo período. Por exemplo, se você gastou R$ 500 em várias estratégias para conseguir novos clientes e conquistou 10, seu CAC é de R$ 50 reais.

Entretanto, por mais que pareça simples, muitas outras coisas estão envolvidas nesse cálculo. Isso significa que até mesmo tudo o que está indiretamente envolvido nessa ação precisa ser colocado nessa conta. Tal como as horas de um gestor na negociação e reuniões iniciais, comissões de venda, assinatura de software, campanhas de links patrocinados dentre outros desembolsos.

Tudo o que envolve captar o consumidor deve ser colocado na ponta do lápis.

Como descobrir a origem do cliente

Você deve estar se perguntando como saber exatamente que tal cliente veio por meio de tal campanha, certo? Se a sua loja é online, é possível identificar a origem do usuário através do Google Analytics.

Caso você tenha uma loja física, esse conhecimento pode ser feito através de uma lista de cadastro, por exemplo. Isso não serve apenas para calcular o CAC, mas também para ter noção de quais estratégias estão realmente dando certo e quais precisam ser melhoradas.

Tempo do ciclo de venda

Outro ponto que necessita atenção é o período que você irá escolher para calcular o CAC, nem toda época você vai precisar do mesmo esforço para fazer o seu cliente comprar de você.

Além disso, algumas estratégias são a longo prazo e ultrapassa o limite de tempo que você estipulou. E como resolver isso? Simples: apenas observe o desempenho dessa ação ao longo do tempo. Às vezes algumas estratégias não possuem um bom resultado num certo período, mas, ao longo dos meses continua captando cliente de forma constante e interessante.

Leia mais

Como fazer sua empresa render mais?

Conheça os melhores indicadores de produtividade

Contrate um profissional

Antes de mais nada, sugiro que procure um profissional. Caso trabalhe sozinha, invista em uma pessoa para tomar conta dessas métricas e cálculos envolvendo o desempenho do seu negócio.

É como eu sempre digo: foque no que você é boa e delegue o restante. Isso vai te ajudar a otimizar o tempo e conseguir melhores resultados.

Busque uma pessoa alinhada com a sua empresa e que tenha o conhecimento que você precisa.

Analise o seu caixa e veja se é possível investir nesse serviço. Caso não possa fazer agora, planeje-se para contratar esse profissional em breve. Entender o seu cliente, o CAC e tudo que envolve o seu negócio é essencial.

Conheça o seu cliente

Descobrir quem é a persona do seu negócio é uma ótima técnica para direcionar a mensagem certa para a pessoa certa. Quando você conhece o seu cliente ideal, você consegue, inclusive, identificar a mídia certa para a divulgação. Nesse post eu falo mais sobre como descobrir a persona do seu negócio.

Agora, se você já conseguiu atrair o cliente para a sua loja, faça a diferença no atendimento. Um atendimento bem feito não garante uma compra apenas, mas, muitas outras através da fidelização e isso vale tanto para negócios físicos ou online.

Outra forma de conquistar um cliente é no momento da troca. É interessante não só direcionar ele para o setor que vai ajudá-lo como também contribuir para esse auxílio. Por exemplo, indicar um produto que tenha a ver com a compra que ele já fez ou ainda as novidades da loja.

Invista também em aumentar o contato do consumidor com a sua loja. Faça eventos, crie ofertas exclusivas, faça grupos ou listas de transmissão no Whatsapp etc. São ações como essas que valem a pena se planejar e investir para captar mais clientes e alavancar as vendas.  

Basta ser criativa e colocar em prática. Ah, não esqueça de colocar no cálculo do CAC, ok?

Eu tenho muito mais dicas no meu Facebook, Instagram e no canal do Youtube. Vem aprender comigo!

e-book-e-commerce-sabrina-nunes

lista-vip-whatsapp-sabrina-nunes