Aumentar as vendas no e-commerce é algo que todo proprietário de lojas virtuais deseja ardentemente. Não é tarefa fácil fechar uma compra, ainda mais online. Mas é algo que pode ser feito seguindo algumas regras.

Gerar conteúdo é a melhor maneira de aumentar as vendas online de qualquer negócio. Muitos não sabem, mas os usuários de sites gostam de criar conteúdo também. Está curiosa para saber como isso é feito? Não deixe de ler este texto até o final. Preste atenção em cada detalhe e você vai descobrir os segredos para aumentar as vendas no e-commerce.

Aprenda mais sobre:

  • Aumentar as vendas no e-commerce com conteúdo gerado pelo usuário (CGU)
  • Marketing de conteúdo
  • Tráfego social qualificado (Prova social)
  • Marketing Digital

Aumentar as vendas no e-commerce com conteúdo gerado pelo usuário (CGU)

Se você tem um e-commerce, sabe que para aumentar as vendas é preciso utilizar algumas estratégicas. Entre SEO (Search Engine Optimization) e Social Media, existem muitas etapas a serem seguidas.

Alguns gestores de e-commerce não sabema importância disso, mas os usuários podem gerar conteúdo interessante também. A técnica do CGU (Conteúdo gerado pelo usuário), é muito utilizada no meio online e se você ainda não usa, deve aprender o mais rápido possível.

O CGU consiste em fazer pedidos de geração de conteúdo para os usuários. Os usuários do seu site são os melhores criadores de conteúdo. Afinal a sua persona é o seu comprador ideal, ou seja, uma pessoa que já comprou de você pode te dar dicas de criação de conteúdo.

Os clientes gostam de ver outros clientes falando bem das lojas físicas ou online. No caso de um e-commerce é possível pedir depoimentos e postar como conteúdo no site ou blog da loja. Se sua loja não tem um blog, considere a opção de criar um para aumentar o tráfego e as vendas.

Leia mais

• Como fazer sua empresa render mais?

• Conheça os melhores indicadores de produtividade

Marketing de conteúdo

Quando falamos em aumentar as vendas no e-commerce ou em qualquer negócio digital não tem como deixar de fora o Marketing de Conteúdo. Segundo dados da Contente Trends 2017, 71% das empresas adotam a estratégia de Marketing de Conteúdo e 58,3% pretendem adotá-la e já começaram a implementar. Com certeza é uma péssima ideia deixar sua empresa fora dessa estatística. Comece a gerar conteúdo como profissional para cativar os seus clientes.

Se você quer engajar os potenciais fãs do seu negócio e conquistar o público, criar conteúdo relevante que resolva os problemas das pessoas é a melhor maneira. Faça um planejamento de conteúdo, execute e mensure os resultados. Utilize um blog para publicar artigos educativos, experimente usar a técnica dos reviews de produtos também.

Os clientes gostam de ver reviews feitos por outros consumidores que gostaram de comprar no seu e-commerce. Uma ótima maneira de conseguir engajamento com o cliente é utilizando as redes sociais com inteligência, pedindo a avaliação dos seus produtos.

Tráfego social qualificado (Prova social)

Cerca de 92,1% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais, de acordo com o Social Media Trends, 2017. Um e-commerce também precisa da ajuda das mídias para gerar tráfego e aumentar vendas. Não utilizá-las para compartilhar produtos e serviços é um desperdício de ferramentas incríveis.

As pessoas estão nas redes sociais, vivem conectadas e com certeza estão comprando e vendendo produtos lá também. Um bom exemplo disso é o Facebook, considerado como a maior rede social do mundo.  Essa rede social percebeu que os seus usuários estavam comprando e vendendo produtos em grupos e perfis pessoais. As Fanpages do Facebook foram criadas justamente para isso, assim como o sistema de anúncios também.

Outro ponto que merece atenção é a prova social, que nada mais é do que depoimentos em texto ou vídeos. Por exemplo, um cliente compra um produto em seu e-commerce e você obtém dados dele,  basta pedir um depoimento através de um comentário no site ou Facebook. Isso é uma prova social.

Ter um canal no YouTube com alguns vídeos de depoimentos é uma alternativa. Os consumidores amam ver depoimentos, isso aumenta o número de vendas em negócios digitais.

Marketing Digital

Nos dias de hoje, as pessoas usam a internet para fazer quase todas as coisas, e com isso estão perdendo o medo de fazer compras online. O mercado de e-commerce está cada vez melhor, também, graças às técnicas de Marketing Digital.

O melhor conceito que podemos dar ao termo Marketing Digital é: um conjunto de informações que podem ser apresentadas às pessoas, com o objetivo de divulgar produtos e serviços, sendo a sua principal ferramenta é a internet.

Desde o ano de 1990, o Marketing Digital vem mudando o jeito que empresas trabalham com tecnologia para promover produtos e serviços. Para aumentar as vendas de um e-commerce é preciso utilizar o Marketing Digital, afinal, o e-commerce não existiria de se não fosse a internet.

Além das técnicas de pedir para os clientes dar dicas de conteúdo, ou a de obter prova social é indispensável a utilização de outras estratégias. Qualquer processo de marketing deve ser testado, se uma tática não dá certo teste outra e o sucesso virá. Através das ferramentas digitais pode-se publicar conteúdo de qualidade a fim de cativar a confiança do público. O conteúdo gerado pelo usuário é a melhor maneira de conseguir avaliações dos clientes online.

Alguns sites possuem sistemas de classificação por estrelas em cada produto. As avaliações no Marketing Digital são mais do que necessárias. O ganho de autoridade depende da qualidade do conteúdo, dos produtos e da satisfação do usuário. Utilizando estratégias de funil de vendas, como o Inbound Marketing que é o marketing de atração, é possível aumentar as vendas no e-commerce com conteúdo gerado pelo usuário.

O Marketing de conteúdo é a principal ferramenta para atrair e engajar o público e as mídias sociais ajudam a propagar o conteúdo e viralizar. A junção de todas as técnicas que falei aqui é um tipo de marketing digital efetivo.

Comece a utilizar as dicas deste artigo e monitore o aumento das suas vendas em pouco tempo. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.