Se você tem um negócio local, deve pensar em mil maneiras para atrair mais clientes e torná-los fiéis a você. Aqui vai uma dica incrível e o passo a passo de como fazer.  Você já experimentou usar um cartão fidelidade? Vou te mostrar uma ferramenta mara e como criar estratégias que fidelizam. Mas você precisa ler até o final, ok?

Antes de tudo, é necessário entender que fidelidade está entrelaçada com confiança. Mas como se conquista a confiança de alguém? Se relacionando com ela, gerando trocas, interações e surpresas agradáveis. Além disso, lembre que sua marca é “uma pessoa” e possui valores, missão e visão. Por isso, é tão importante ter uma estratégia clara na hora de buscar interagir e oferecer exclusividades. Pessoas gostam de se conectar com outras pessoas e ser transparente e humano faz toda diferença.

Vamos colocar a mão na massa? Aqui está uma sugestão de estratégia que funciona, lembre de adaptar para realidade do seu negócio:

Objetivo

Interagir com os clientes para gerar relacionamento, confiança e fidelização.

O que fazer?

Criar cartão fidelidade virtual que incentive a tomada de ação de engajamento nas redes sociais.

Como fazer?

Usar ferramenta online Canva (abaixo está um mini tutorial) para criar o cartão com um design atrativo. No exemplo abaixo, eu criei no Canva um cartão para trabalhar o engajamento no Facebook para um SPA de sobrancelhas.

Quando o cliente fizer a primeira compra ou visitar a sua loja solicite o e-mail, nome e número de WhatsApp, informe que é para fazer parte do clube de ofertas exclusivas e para ganhar brindes. Preencha uma planilha com esses dados e controle o envio dos cartões fidelidade.

Esse card deverá ser enviado para o e-mail e WhatsApp do cliente no formato pdf e deverá conter o link da sua Fanpage. Cada interação listada que o cliente fizer na sua Fanpage ele acumula pontos e as recompensas podem ser brindes ou descontos. Não esqueça de dizer a validade do cartão, de numerar e de controlar as interações.

Muita atenção no controle de soma dos pontos, isso vai dar um pouco de trabalho,mas irá valer a pena. A cada 50 pontos você pode enviar um e-mail e WhatsApp parabenizando e quando a pontuação chegar em 300 ou no teto de troca que você escolher, você envia outra notificação convidado-o para ir buscar o brinde.

Envie também cupons de descontos exclusivos em datas comemorativas. As ações podem ser monitoradas por sua equipe de marketing ou por meio de informe do cliente (WhatsApp com print ou e-mail). Controle com uma planilha o acúmulo de pontos de acordo com o número do cartão.

Essa estratégia irá criar uma relação do cliente com o seu negócio, ele irá interagir online com você. É a sua chance de conquistá-lo com publicações incríveis. Quando o cliente completar a pontuação de troca, isso irá fazer com que ele volte até sua loja, para mais uma interação surpreendente, o que pode fazer com que ele compre. Uma coisa você irá atingir com toda a certeza, você estará na mente dele o tempo inteiro, dessa forma ele irá te indicar e se tornará um cliente fiel.

Leia mais

• Aceita o desafio de espalhar amor

• Rotina da empreendedora

Quanto custa?

Pasme! Mas você não irá gastar nada, nem com impressão e nem com a ferramenta. Apenas usará seu tempo para criação e controle.

Mini tutorial do Canva

Passo 1: Faça o download para Iphone ou faça no seu computador em https://www.canva.com

Passo 2: Crie sua conta e faça o Login

Passo 3: Escolha o modelo

Passo 4: E comece a editar

Funções: Você pode incluir e editar fotos,  adicionar texto, elementos, adesivos, bordas, molduras e muito mais. Comece a criar em instantes com centenas de templates profissionais que você pode personalizar como quiser.

Além disso, na versão para computador você tem gratuitamente um curso de design para iniciantes com tutoriais completos sobre como começar no Canva, como usar as fontes, cores, imagens, backgrounds, formas e ícones, layout e mais 3 tutoriais avançados. Além disso, tem também um banco de dados de inspiração com modelos criados por gente no mundo inteiro. Eu amo usar esse App pra criar aqueles posts fofinhos que publico no meu Instagram.

Você já havia pensado nisso? Eu escolhi o Facebook, pois é o mais difícil de conseguir engajamento de forma orgânica, mas você pode fazer com o Instagram também. Me conte nos comentários, o que você achou das dicas de hoje.