Você deve ter levado um susto quando leu o título do meu texto de hoje, achando que fiquei maluca haha. SEO nas redes sociais?E se você não sabe do que estou falando, precisa ler esse post urgente e vai entender a pegadinha que eu fiz.

Mas o que tem de errado com SEO nas redes sociais?

Simples, o erro disso tudo está no fato que o SEO é usado apenas para que o conteúdo tenha um bom desempenho nos resultados orgânicos do Google. E bom desempenho quer dizer estar entre os três primeiros resultados da primeira página.

Isso não é possível de ser feito nas redes sociais, uma vez que são meios diferentes com cálculos diferentes para definir a relevância de determinado conteúdo para o usuário.

E vou explicar cada uma para você colocar em prática ainda hoje no seu negócio e nas formas de divulgação que você tem à disposição. Mas é pra fazer, ok?

O que é SEO

SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca) e é um conjunto de técnicas de otimização de site, blogs e páginas na web para ter um bom desempenho e ocupar as primeiras posições na busca orgânica do Google.

E, à medida que esse resultado vai sendo positivo, você consegue ter um resultado em qualquer estratégia que tiver, seja para que conheçam o seu site ou então no Google Adwords, plataforma de mídia paga do Google. Se as suas estratégias de SEO forem positivas, o resultado das suas campanhas vão ser positivas e você não vai jogar dinheiro fora.

O SEO envolve muitas coisas, mas vou separar por itens para facilitar para você. Nos blogs, o SEO é usado através do MArketing de Conteúdo, que usa informação para atrair o consumidor para a sua marca. MAs não é qualquer informação, é uma que realmente agregue valor ao cliente, que mostre você como referência diante dele.

Já no site, essa parte de SEO está em toda parte. Está nos códigos do site, quando é inserida a palavra-chave, através do carregamento das informações, que também é analisado pelo Google para isso, através do design, que deve se adaptar a qualquer meio, seja notebook ou celular.

Agora, em relação às páginas da web, além das características presentes no site, o SEO também conta o tempo de carregamento das informações, a url’s que deve ser clara e objetiva e muito mais.

Quanto mais você aprende, mais consegue desenvolver o seu site de forma que atraia ainda mais usuários. E a sua loja for virtual, isso se torna essencial para você fechar vendas, afinal de contas esse é o seu meio de comercializar os produtos. 

Leia mais

• Como fazer sua empresa render mais?

• Conheça os melhores indicadores de produtividade

Como otimizar o meu conteúdo nas redes sociais?

Agora vamos falar das redes sociais, importantes e fundamentais para o desempenho da sua loja. Inclusive, muitas pessoas começam apostando primeiro no Facebook e no Instagram ao invés de criar um site.

Mas, nesse caso, independente se a sua loja for física ou online, você deve investir nisso. Um site traz credibilidade ao seu negócio, muito mais do que apenas as páginas e perfis nas redes sociais.

Antes de tudo, você deve ter em mente as personas do seu negócio. Isso quer dizer que você deve saber como direcionar  a mensagem certa para a pessoa certa. Além disso, com a persona definida, você sabe exatamente as redes sociais que deve investir para ter um ótimo resultado na divulgação do seu produto.

Outro ponto que você deve ficar atenta é em relação às características de cada rede social. As principais são o Facebook e Instagram, logo vou ficar nelas agora. Perceba que cada uma tem uma forma de expor o conteúdo da melhor forma.

Um exemplo disso são as hashtags, que são de uma importância tremenda no Instagram mas não tem tanta relevância no Facebook. Saiba disso e invista quando fizer um post ou criar alguma ação nessas redes sociais.

E por falar em posts, tenha atenção ao conteúdo. Foque em imagens de qualidade, legendas atrativas, além de formatos diferentes. E fique atenta com os assuntos que possam interessar o seu público.

Use isso a seu favor  e crie conteúdos legais, e não só focados em vender apenas. Isso serve para agregar valor ao seu cliente, que vai gostar e divulgar com os amigos.

Outra dica é investir nas melhorias que cada rede está tendo. O Facebook e o Instagram estão tendo várias atualizações e isso acaba mudando a sua forma de criar conteúdo. Estudar é a melhor maneira de “tentar” posicionar o SEO nas redes sociais.

Sempre se mantenha informada sobre isso. E, caso não tenha tempo, contrate profissionais para te ajudar nisso.  Aí você otimiza o seu tempo e esforço em atividades que gosta e é boa.

Conclusão

Ah, e tanto no SEO comum quanto SEO nas redes sociais, o segredo está na constância das suas ações. Isso quer dizer que se você essa semana focar pesado nisso e na próxima semana nem chegar perto do computador não vai adiantar de nada.

Os resultados são a médio e curto prazo, mas você deve fazer todos os dias e acompanhar o resultado disso. Afinal de contas, você tem que saber o que está funcionando ou não.

E se for muita coisa, coloque isso no seu planejamento de 2018. Assim você terá tempo de colocar todas essas dicas em prática e fazer o seu negócio decolar. E se quiser ver mais dicas, dê uma olhada em outros posts antigos aqui do blog. Vão te ajudar em muitas coisas, te garanto.

Então, gostou da minha pegadinha de hoje? Entendeu o que é SEO nas redes sociais é como otimizar o seu conteúdo? Isso porque eu resumi, pois tem muitas outras formas de você arrasar nesses assuntos. É só acompanhar o meu blog que vou fazer mais posts sobre esse pra te ajudar nisso, é só ficar de olho.

E se você quer compartilhar alguma experiência ou até mesmo sugerir temas, escreve para mim nos comentários logo abaixo. Eu sempre acompanho tudo e respondo também, logo fique à vontade aqui para trocarmos muitas ideias.

Como eu disse, a prática de SEO nas redes sociais não existe, mas podemos adaptar e fazer algo que o Google nos conheça melhor

Além disso, nas minhas redes sociais, você consegue ver um monte de conteúdo legal que faço diariamente para quem quer empreender, dicas de como otimizar o seu negócio no dia a dia e muito mais.