Muitas empresas possuem diversos departamentos internos como, por exemplo, o departamento de vendas, recursos humanos, marketing, logístico, entre outros. Diante disso, algumas empresas erram por não usarem a comunicação integrada de marketing a seu favor.

Alguns gestores não dão a devida importância a uma comunicação efetiva em suas empresas e isso causa grandes problemas. Você precisa saber que a comunicação dentro da sua empresa deve estar voltada para um único objetivo: comunicar de forma clara e eficaz. Caso contrário, o destino do seu negócio pode ser trágico.

Mas não se preocupe, continue lendo o artigo e saiba mais sobre:

  • O que é comunicação integrada de marketing
  • Como usar a comunicação integrada de marketing
  • Principais meios de divulgação de marketing
  • Tática de Comunicação Integrada de Marketing

O que é comunicação integrada de marketing

De maneira geral, a comunicação integrada de marketing é uma técnica de planejamento. Esse processo é criado por empresas para fazer a divulgação de produtos e serviços durante um período de tempo.

A comunicação integrada de marketing tem como o foco um objetivo maior definido pela empresa. Com as técnicas corretas é possível garantir que a comunicação seja eficiente entre as partes envolvidas.

O marketing é mais do que desenvolvimentos de produtos e isso envolve comunicação entre diversos profissionais. De acordo com a estudiosa chamada Margarida Kunsch, a comunicação é algo que envolve harmonia nas organizações.

Todas os instrumentos ou ferramentas como Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda entre outras, são utilizadas para um único objetivo. Utilizando estes conceitos é possível aumentar os resultados dos objetivos traçados.

Como usar a comunicação integrada de marketing

Para utilizar as táticas de comunicação integrada é preciso entender alguns processos indispensáveis. De acordo com Boone e Kurtz (2009) o processo de incentivo de tomada de decisões dos consumidores deve ser feito utilizando estratégias de marketing em quatro áreas.

E são elas:

  • Produto: o produto é a base de todo negócio, não necessariamente um produto físico, por exemplo, um celular. As prestações de serviços também possuem o seu produto que é o benefício adquirido pelo cliente. A comunicação é utilizada para promover produtos e serviços que precisam ser vendidos;

  • Preço: o preço é um fator gerador de receita e por isso difere dos outros fatores do marketing. Por isso, as empresas tentam aumentar o preço o máximo que o mercado permite. Existem diversas estratégias para precificar produtos e serviços e isso não pode ser feito sem a comunicação integrada;

  • Praça: conceitua como “um conjunto de organizações que atuam de forma sistemática e se inter-relacionam com o objetivo de exercer determinadas funções de marketing, como transferir posse e, principalmente, distribuir produtos e serviços ao consumidor” (LAS CASAS, 2013, p.307);

  • Promoção: A promoção está ligada à comunicação em si, muitos profissionais confundem essa promoção com a divulgação de vendas. No entanto, essa promoção abrange todas as ferramentas de comunicação que são usadas para conquistar o público-alvo desejado.

Para usar a comunicação integrada é preciso utilizar todas as ferramentas necessárias. O marketing digital tem sido uma ferramenta de alcance incrível, cada vez mais as empresas estão vendendo e conquistando fãs através das redes sociais, blogs e sites.

Considere utilizar os canais de divulgação do Marketing Digital para comunicar sobre sua marca ao mundo. Lembre-se de utilizar todas as ferramentas com para alcançar o mesmo objetivo.

Leia mais

• Como fazer sua empresa render mais?

• Conheça os melhores indicadores de produtividade

Principais meios de divulgação de marketing

Para fazer uma comunicação efetiva em marketing é necessário conhecer o público-alvo que sua marca deve se relacionar. Para saber qual o público correto basta fazer uma pesquisa de mercado. O seu público está presente na internet e você deve saber o que ele gosta, qual o local que essas pessoas estão e idade. Quanto mais informações você conseguir do público-alvo fica melhor para fazer promoções de marketing.

Além do público-alvo temos um conceito chamado persona que é uma partícula menor do público, como o nome já diz, a persona é a pessoa ideal que comprar seus produtos e serviços. Quando sabemos com quem estamos falando fica muito mais fácil utilizar a linguagem correta mantendo coerência mesmo utilizando diferentes meios de comunicação.

Além disso, não podemos deixar que o nome da marca seja mal visto, não é mesmo? Na comunicação é preciso ter consistência, coerência e continuidade. Agora vamos ver quais os principais canais de comunicação em marketing da atualidade.

  • Marketing de conteúdo
  • Inbound Marketing
  • Social media
  • E-mail Marketing

Utilizando um blog ou site com estratégias de marketing de conteúdo é possível alcançar pessoas que se tornam compradoras fiéis.

O Inbound Marketing é conhecido como o marketing de atração, com ele é possível atrair as pessoas ao invés de correr atrás delas.

As mídias sociais estão sendo cada vez mais utilizadas por empresas para divulgar produtos e serviços, o YouTube, Facebook e Instagram são as principais redes sociais utilizadas. Não se pode negar que o marketing por e-mail ainda é efetivo.

Empresas confiam na comunicação via e-mail e isso faz do e-mail marketing um dos principais canais de divulgação de marketing digital.

Tática de Comunicação Integrada de Marketing

A melhor tática de comunicação em marketing é a de manter sempre a coerência a consistência e a continuidade. Vou exemplificar para ficar melhor o entendimento dessa tática.

Um bom exemplo é a utilização do marketing de conteúdo, além de sempre ter que manter coesão e coerência no conteúdo é preciso publicar conteúdo de valor.

Mas não basta publicar uma vez em cada mês, é aí que entra a consistência e a continuidade, não se pode parar de produzir conteúdo.

Não se pode enviar conteúdo contraditório que faça com que sua marca seja mal interpretada. É sempre bom levar em consideração o que o público gosta.

Toda empresa deseja fazer mais vendas, isso não é uma novidade. No entanto, os consumidores costumam não gostar de empresas que não sabem promover seus produtos e serviços de forma inteligente.

A comunicação é algo indispensável em qualquer lugar, por isso, é preciso estar sempre alinhando os departamentos de sua empresa a fim de aumentar os resultados positivos.

Gostou do conteúdo? Demonstre aqui nos comentários!