Marketing de Nicho é um tipo de estratégia que foca na segmentação do público. Quanto mais segmentado, maiores são as chances da empresa atender melhor as necessidades dos seus clientes.

E vantagens não faltam para investir nesse tipo de marketing. Entre elas:

  • Os custos são menores na divulgação, pois, quanto mais segmentado é o anúncio, melhor é o resultado pois o custo do clique é menor e a mensagem é direcionada para a pessoa certa.
  • Como o foco é em determinado nicho, a concorrência é reduzida. Ou seja, só empresas que lidam diretamente com o seu tipo de produto podem concorrer com você.
  • Por ser um mercado de nicho, os consumidores são mais fiéis e promovem a marca com mais facilidade e mais engajamento. Como existem menos concorrentes, o seu cliente não terá tantas opções para dividir a atenção.

Mas, como se domina um mercado de nicho?

Quando você aposta em um determinado mercado, assim como a tranquilidade de não precisar competir com muitos concorrentes é maior, a forma como você lida com essa disputa mais enxuta é importante.

Como todos oferecem basicamente a mesma coisa, você deve sempre pensar em ser mais criativa e se destacar entre eles, mesmo que se trate de um mercado já saturado.

Mas, o importante é sempre buscar alguma forma de se diferenciar dos seus concorrentes, nem que seja através de um detalhe. O seu cliente tem uma experiência positiva e você já ganha pontos diante dos seus concorrentes.

E por que fazer Marketing de Nicho no Instagram?

Pra você que pensa só em Facebook quando falo de redes sociais, saiba que o Instagram tem se tornado uma ótima opção para quem percebe que uma boa imagem pode vender. Além disso, o Instagram tem algumas vantagens em relação ao Facebook, como:

Stories

Apesar do Facebook oferecer essa função, o Instagram ainda tem o Stories bem forte e o público é bem ativo. A interação é alta e a cada dia lançam novos recursos legais para os usuários. Vale a pena investir em estratégias nessa ferramenta para sua marca vender mais.

Ah, quando começar a apostar nessa ferramenta, prepare a equipe de atendimento, pois, com certeza, a demanda irá aumentar.

Hashtag

Essa é uma ótima maneira de aumentar o alcance do seu público. Utilizando as palavras-chave, as pessoas conseguem encontrar sua publicação e até mesmo seguir as hashtags. Também é usado no Facebook, porém, não possui tanta força quanto no Instagram.

Use hashtags que tenham relação com o seu conteúdo. Existem sites que mostram as hashtags mais usadas no momento e que podem te ajudar nessa hora.

Foco na imagem e vídeo

Falar de Instagram é perceber que a imagem é essencial para o sucesso do seu perfil. Você pode colocar filtros e muito mais. Além disso, se souber organizar o feed de forma atrativa, o cliente fica encantado e começa a seguir e a indicar seu perfil.

Perceba também quais conteúdos dão mais resultados em vídeos ou em fotos, assim você otimiza os esforços e o tempo em ações que dão resultado positivo para o seu negócio, ou seja, mais vendas.

Leia mais

Como fazer sua empresa render mais?

Conheça os melhores indicadores de produtividade

Mas como fazer Marketing de Nicho no Instagram?

  • Faça lives e Stories com o seu produto, mostrando formas de uso ou novidades;
  • Invista em conteúdos relacionados com o nicho que você está inserida. Dessa forma, não fica apenas divulgando seus produtos e ainda oferece temas interessantes para o seu público;
  • Organize seu feed de forma atrativa para destacar o seu conteúdo. Faça uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor do seu nicho e aposte nessas informações na hora de criar conteúdos e organizar seu feed;
  • Descubra que ações realmente são relevantes para o seu público. Será promoção ou brinde? Que forma é a mais eficaz?

Pense sempre: quanto mais direcionado forem os seus esforços, maiores serão as chances de atingir os seus objetivos. No Marketing de Nicho o desafio é se destacar entre outros negócios idênticos ao seu, com a diferença que cada um tem um ponto forte.

Descubra o seu diferencial e saia na frente. Pode ser um detalhe na entrega ou até mesmo um recadinho, mas, use isso a seu favor.

 

Quer mais conteúdo e dicas? Inscreva-se no meu canal do Youtube e siga-me no Facebook e Instagram.

e-book-e-commerce-sabrina-nunes

lista-vip-whatsapp-sabrina-nunes