Se você tem um e-commerce ou uma loja física, o Marketing Digital é essencial para o sucesso do seu negócio. E, apesar de muitas pessoas focarem nas redes sociais, o Inbound Marketing está ganhando espaço a cada dia e trazendo muito resultados positivos.

Mas é possível realizar Inbound Marketing por telefone e ainda vender mais? Pois hoje eu vou te mostrar como fazer isso e arrasar no lucro.

O que é Inbound Marketing

Antes de tudo você deve entender o que é Inbound Marketing. Conhecido como “Marketing de Atração”, esse conjunto de estratégias tem o propósito de atrair o cliente para a sua empresa.

Nisso, blogs, redes sociais e outros meios são utilizados para isso, baseado nos gostos das personas. Mas você deve estar se perguntando: Mas dá pra fazer esse tipo de marketing fora do meio online?

Primeiro de tudo, entenda que no Inbound Marketing existe o Marketing de Conteúdo, que tem como propósito atrair clientes em potencial tanto sobre a marca quanto sobre o uso dos produtos. E é nesse ponto que você deve investir na hora de entrar em contato com o seu cliente.

Atendimento é importante

Independente da estratégia que use, o contato humano sempre dá o toque especial ao processo de compra do consumidor. Quem nunca entrou numa loja só para olhar e depois comprou algumas coisas pelo fato do atendente ter sido gentil e prestativo no atendimento?

Da mesma forma acontece ao contrário, quando somos atendidos por um funcionário mal humorado ou até mesmo grosso.

Inclusive, tem um vídeo do meu canal no YouTube que eu falo sobre isso. Eu conto os 7 pecados na hora do atendimento. Sério, duvido você não ter sofrido pelo menos um desses pontos que eu falo no vídeo em alguma situação. Aperte o play e dê uma visita no canal, dá um joinha.

Mas voltando ao atendimento, esse contato do cliente com a pessoa que fornece o serviço é fundamental por diversos motivos. O principal deles é que esse atendente é a cara do seu negócio. Se você tem colaboradores e o seu negócio cresce, vai ficar difícil estar presente a cada momento e em todas as etapas no funcionamento da sua empresa.

Por isso que eu sempre destaco a importância de você escolher bem as pessoas que farão parte do seu negócio. Fazendo isso da forma correta, você está investindo tempo e esforço para desenvolver essa pessoa como profissional e como pessoa também, afinal de contas não somos máquinas haha.

Veja mais conteúdo aqui

Ah pensando nisso, separei alguns textos aqui do blog que eu tenho certeza que vai abrir a sua mente sobre isso. Depois de ler, você vai ter uma outra visão na hora de escolher um colaborador para o seu negócio.

A ARTE DO RECRUTAMENTO: COMO ATRAIR BONS COLABORADORES

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: VOCÊ SABE FAZER ISSO DE FORMA EFICIENTE?

PRECISO CONTRATAR UM GESTOR, E AGORA?

COMO O COLABORADOR QUE SENTA AO SEU LADO AFETA O SEU DESEMPENHO

CULTURA ORGANIZACIONAL PARA SUA EMPRESA

Como fazer inbound marketing pelo telefone

E muitas pessoas focam também no atendimento passivo, no qual o cliente entra em contato com a empresa. Mas o atendimento ativo também é importante e pode contribuir muito para o sucesso do seu negócio.

Quando a empresa liga diretamente para o cliente, é possível sim ter resultados. Mas você precisa ter em mente a finalidade disso tudo para o seu negócio.

Usando Inbound Marketing, você pode usar isso durante o atendimento. À medida que você vai conhecendo o seu cliente, consegue ter uma noção clara de como indicar os melhores conteúdos para ele.

Se você tem um cadastro de clientes, tem um noção do que ele compra mais e ainda o período que realiza mais compras. Então, se esse consumidor gosta de colares, você pode indicar um e-book que ensina como escolher os colares de acordo com o decote. Ou então como usar peças de ródio negro por mais tempo.

Esse tipo de atenção é importante pro cliente, que se sente seguro e acredita que a empresa realmente se preocupa com o seu bem estar. Então invista em estratégias e no treinamento do seu time para isso.

Assim, além atenderem da melhor forma o consumidor, ainda agregam valor a ele. Isso mesmo, agregar valor é o segredo para um vendedor realmente fazer a diferença e sair do comum.

Agora que está chegando 2019, minha sugestão é que você faça um planejamento para o próximo ano de como será o seu negócio. Coloque os seus planos mas, acima de tudo, faça o que está nesses planos.

Muitas pessoas só fazem a lista e no final do ano que resolvem observar o que fizeram ou não. Mas evite fazer isso, crie metas menores para desenvolver ao longo dos meses. Se precisar aumentar a sua equipe, coloque isso no planejamento também.  Veja os esforços mínimos para focar no resultado do todo que você quer ter, seja em um ano ou até mais.

Conclusão

Não é difícil ser uma empreendedora de sucesso, mas também não é fácil e deve ser realizado todos os dias, até nos momentos de descanso. Esse tempo só seu te dá forças e permite que você tenha motivação para encarar qualquer problema no seu dia a dia.

E todas nós sabemos que os desafios mudam à medida que o negócio cresce. Invista nesse planejamento e coloque em prática isso tudo que eu disse.

Veja os conteúdos disponíveis na sua empresa, seja através de e-books, vídeos de um canal no YouTube ou ainda posts de blogs e indique para os clientes durante um contato telefônico. É simples, rápido e pode funcionar como uma maneira de fidelizar o seu cliente.

E se você gostou do meu texto de hoje, quer compartilhar alguma experiência ou até mesmo sugerir temas, escreve para mim nos comentários logo abaixo. Eu sempre acompanho tudo e respondo também, logo fique à vontade aqui para trocarmos muitas ideias.

Além disso, nas minhas redes sociais, você consegue ver um monte de conteúdo legal que faço diariamente para quem quer empreender, dicas de como otimizar o seu negócio no dia a dia e muito mais.

É o momento de me seguir no Instagram ver tudo que compartilho com vocês lá, te espero!