Talvez você já ouviu dizer por aí que nenhuma empresa funciona sem marketing. No entanto, a maioria das pessoas têm uma mentalidade distorcida e não entendem quase nada de marketing. Você já procurou saber o que é como funciona o marketing de serviços? Algumas empresas vivem buscando estratégias para vender mais. Isso é bom, mas é preciso focar em ações que chegam a objetivos corretos.

Se a sua empresa é uma prestadora de serviços deve estar atenta a alguns fatores. É indispensável que você aprenda a diferenciar o marketing de serviços do marketing de produtos para ter melhores resultados em suas estratégias.

Não importa qual a área de atuação da sua empresa, é necessário fazer investimentos em marketing para ter sucesso.

Neste artigo você vai entender mais sobre:

  • O que é marketing de serviços
  • Marketing de serviços x marketing de produtos
  • 8ps do marketing de serviços

O que é marketing de serviços?

Apesar de existir diversos conceitos, podemos definir o marketing de serviços como a soma de técnicas utilizadas para atender as vontades dos consumidores. Nesse modelo de marketing é preciso convencer o consumidor a contratar um serviço, isso é um desafio a ser vencido.

As pessoas costumam comprar mais produtos do que serviços por estarem vendo e pegando neles. Ao vender um serviço é necessário mostrar os resultados ao possível cliente a fim de convencê-lo de que vai valer a pena a contratação.

Nesse mercado também existem alguns fatores em comum com o mercado de venda de produtos, porém as diferenças são claras.

Alcançar o público e fidelizar os clientes é um dos pontos a serem observados e não se pode deixar de lado a análise de concorrentes.  Para isso, é preciso utilizar algumas táticas que vão levar o seu negócio a ter sucesso.

Marketing de serviços x marketing de produtos

Como falei existem diferenças entre o mercado de produtos e o de serviços. Vou começar falando de produtos, pois ao realizar essa promoção é possível mostrar o item ao cliente. Já na prestação de serviços não é possível mostrar o resultado antes de ser executado. Existe também a questão da heterogeneidade, por exemplo, um eletricista executa o seu trabalho de forma diferente de um outro profissional do mesmo ramo.

Alguns serviços são feitos com a participação do cliente, em casos de produtos raramente é possível que aconteça o mesmo. Por exemplo, um coach presta serviços de consultorias e ao fazer isso, o cliente participa juntamente com ele.

Um fator que não podemos deixar de citar é a questão da perecibilidade, produtos costumam ter um tempo de vida útil digamos assim. Podemos reparar no setor de alimentação, separamos alimentos perecíveis dos não perecíveis.

Agora vamos voltar ao marketing, e você tem que saber que no mercado de produtos utiliza-se os 4p’s que são: preço, produto, promoção e praça. No entanto, podemos utilizar esses conceitos no mercado de serviços também.

O preço é algo que muitas vezes é visto como um bloqueio, porém, quando se utiliza técnicas de marketing para quebrar as objeções isso é resolvido.

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

8 partes do marketing de serviços de sucesso

Produto: no marketing digital é comum vermos pessoas falando que não vendem produtos e sim resultados e no mercado de prestação de serviços não é diferente. O seu produto é o resultado e a satisfação do cliente.

Por exemplo: se sua empresa presta serviços de reformas prediais o seu produto é um apartamento novinho para o seu cliente. Antes de assinar o contrato de prestação de serviços o consumidor tem que enxergar o imóvel.

Preço: o preço é um dos maiores desafios a ser vencido. Para estipular um preço justo é preciso analisar a qualidade dos serviços que estão sendo oferecidos, caso contrário os clientes tendem a cair na insatisfação.

Para precificar e ter sucesso é preciso analisar o perfil do consumidor, saber quanto tempo levará para realizar o serviço e assim os clientes serão fidelizados.

Lugar e momento (praça): na prestação de serviços é sempre bom combinar quando e onde será realizado o serviço. Alguns tipos de serviços podem ser feitos em escritório outros só na casa do cliente.

Verificar prazos e distâncias de locais são passos necessários para aumentar a autoridade de qualquer prestadora de serviços. Agilidade, pontualidade e qualidade são valores indispensáveis.

Promoção: é a parte do processo que a empresa se comunica com o público-alvo afim de mostrar os seus serviços. Utilizar as redes sociais e um blog são ótimas maneiras de se comunicar com o público que está online.

Na hora de promover serviços é necessário lembrar que os resultados são mais importantes. Além disso, cada mídia social tem uma forma diferente de comunicação.

Processo: como o nome já diz é o processo de aplicação utilizado para realizar o serviço, ou seja, um planejamento que fará com que sua empresa entregue qualidade e gere valor para o cliente.

Saber onde quer chegar é muito importante e no marketing é aconselhável que tudo seja documentado. Coloque suas metas no papel e supere todas.

“Palpabilidade” ou evidência física: os clientes se preocupam com o local onde o serviço será realizado, qual o tipo de cartão de visitas, a empresa possui um site ou portfólio pronto? São fatores a serem ajustados pela empresa.

Serviços são intangíveis, ou seja, não podem ser tocados antes de serem realizados, por isso, é importante mostrar provas físicas e gerar autoridade para os consumidores.

Pessoas: são as pessoas que fazem parte da equipe da empresa, os responsáveis pela qualidade do serviço. Uma equipe que faz o trabalho com qualidade tende a satisfazer mais clientes gerando as indicações como aliadas.

Para ter sucesso na área de prestação de serviços é necessário seguir os passos citados aqui, não deixe de analisar a concorrência e verificar o que está acontecendo no mercado.

Com um bom planejamento e treinamento sua empresa conquistará muitos clientes fiéis. Ainda tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário e irei responder o mais rápido possível.