O WhatsApp ganha cada vez mais espaço em qualquer empresa, seja ela grande ou pequena. Não é à toa que lançaram a versão WhatsApp Business para aprimorar ainda mais a conversa entre empresas e clientes.

Vantagens de usar o WhatsApp Business

Um ponto importante no qual deve-se trabalhar é separar a vida pessoal da vida empreendedora. Ter duas contas de WhatsApp em seu celular – uma referente ao profissional e a outra para o particular – garante vantagens tais como:

– Limitação do tempo de trabalho. Como empreendedora, é fácil perder a noção do tempo e trabalhar 24h por dia no sucesso do seu negócio. Mas, não caia nesse erro. Esse tipo de rotina é muito ruim para você. Afinal de contas, todo mundo precisa de um descanso para recarregar as energias. Nesse caso, com uma conta só para o seu negócio no WhatsApp, fica mais fácil estabelecer esse limite.

– A relação com o seu cliente melhora muito. Através do WhatsApp,é possível se comunicar melhor com o seu público, por meio de uma ferramenta poderosa e bem dinâmica. É possível tirar dúvidas e oferecer descontos para os clientes.

Como usar

O uso do WhatsApp Business não se restringe apenas a troca de conversas, o uso dessa ferramenta vai muito mais além. Você pode criar Status, uma espécie de Stories do Instagram, e usar a favor do seu negócio divulgando lançamentos, produtos mais vendidos, promoções e muito mais.

Isso sem falar que é possível criar um funil de vendas através dessa ferramenta. Para quem não sabe, funil de vendas é uma forma de filtrar os contatos conforme o interesses e o estágio no processo de compra.

Por exemplo, se o cliente que entrar em contato com você está perguntando mais sobre a sua empresa e os produtos, ele ainda está no topo pois não conhece muito bem a sua marca.

Mas, se a pergunta dele é sobre um pedido ou algo do tipo, ele já é seu cliente e está em outro estágio do funil. E, por mais que o seu atendimento seja cordial em qualquer situação, é uma oportunidade de você fidelizar o consumidor ou vender mais.

Leia mais:

Como gerar vendas e relacionamento pelo WhatsApp

Veja como ter duas contas de Whatsapp no mesmo celular

Outra maneira é criando listas de transmissão nas quais você pode enviar de uma só vez o mesmo conteúdo para várias pessoas. E o melhor, ao contrário dos grupos, que podem prejudicar a imagem do seu negócio, na lista, um usuário não sabe que outra pessoa está recebendo a mesma informação que você. Logo, parece que foi feito exclusivamente para o seu cliente. Incrível, né?

Uma configuração exclusiva do WhatsApp Business é a possibilidade do perfil do usuário conter informações importantes como foto, endereço, descrição e site da empresa. Além disso, é possível também enviar respostas automáticas para os consumidores.

E, se você tem dois chips no celular, é permitido ter duas contas de WhatsApp, sendo uma versão Business e uma versão comum. Dá até para exportar as mensagens do antigo número para o novo.

Como medir resultados

Como saber que dá resultado sem métricas? Simples, através do WhatsApp Business, você conseguirá ver estatísticas de interação do usuário. Você vai conseguir entender o que está funcionando ou não.

Mas, seja investindo no WhatsApp tradicional ou na versão Business, você deve se preparar para o aumento da demanda no atendimento. Por ser um meio muito dinâmico por ser através do celular, é fato que as respostas dos clientes serão rápidas.

Prepare a sua equipe para isso ou você mesma se prepare para esses contatos crescentes das pessoas. Isso é importante pois não sobrecarrega os seus colaboradores com uma demanda repentina.

Jogar muito trabalho para esse funcionário causa cansaço, estresse e, como consequência, uma queda na produtividade. Perceba que tudo isso pode ser evitado com um planejamento, no qual você direciona os esforços necessários para determinado tipo de demanda.

Conclusão

Agora que você já sabe como usar o WhatsApp da melhor forma e como investir na versão Business, sugiro que coloque em prática pelo menos uma dica que eu dei aqui. Se ainda não tem uma conta ativa para o seu negócio, crie uma e tenha duas contas: uma pessoal e outra profissional.

Não é difícil ter resultados nessa ferramenta, pelo contrário. Com a estratégia certa, você vai ter muitas vendas, fidelizar clientes e muito mais. Tudo com a atenção e o uso correto do WhatsApp.

 

Gostaria de mais dicas como essa? É só se inscrever no meu canal do Youtube e me seguir no Facebook e Instagram.

e-book-e-commerce-sabrina-nunes

lista-vip-whatsapp-sabrina-nunes