Estoque parado é um dilema para muitos empreendedores. Mas, antes de definir o seu estoque como encalhado, é preciso compreender a rotatividade de vendas da sua empresa.

Geralmente, a cada mês é vendido ⅓ de todo o estoque. Ou seja, se você planeja vender 50 mil esse mês, o seu estoque deverá ter em torno de 150 mil em produtos.

Você é um comprador ou um empreendedor?

O tempo todo fornecedores estão divulgando o produto deles para nos convencer a comprar. Da mesma forma, novidades são lançadas a todo momento, principalmente por nossos concorrentes. Por isso, é importante ter em mente que você deve adquirir novos produtos de acordo com a sua rotatividade do estoque.

A gente sabe que é gostoso anunciar novidades para nossos clientes. Mas, comprar desenfreadamente pode não ser saudável para a empresa. Tenha em mente que, antes de mais nada, você é um empreendedor, não um comprador.

Leia mais:
5 dicas para reduzir perda no estoque
Ruptura de estoque: saiba como evitar

O estoque está parado ou você enjoou da mercadoria?

É comum a gente enjoar fácil de algum produto, afinal, lidamos com ele diariamente. Entretanto, isso não significa que o seu público também esteja enjoado. Ou ainda, se você já divulgou esse produto para o máximo de pessoas possível.

Faça um levantamento e defina o que significa estoque encalhado para a sua empresa: se é por coleção que já passou; ou a cada 3 meses; perto do prazo de validade etc. Ter essa definição te dará mais clareza na hora de renovar o estoque ou dar um fim nas peças que sobraram.

O estoque está realmente encalhado. O que fazer?

Pronto. Você analisou o seu estoque e viu que realmente tem algumas peças que estão paradas há um bom tempo. Agora é só fazer queima de estoque, certo? Não exatamente, há outras maneiras de vender esses produtos sem precisar sair dando desconto em tudo.

O primeiro passo é fotografar novamente os produtos parados. Dê uma nova roupagem para a apresentação deles no site e nas redes sociais. Não anuncie que são lançamentos, afinal, eles não são. Mas, tirar novas fotos é uma boa maneira de chamar a atenção para esses produtos.

Você também pode captar novos clientes e apresentar esses produtos a eles. Veja, se eles são novos clientes, eles ainda não viram essas peças. Aproveite e mostre as fotos novas,

Faça campanhas com esses produtos. Anuncie-os de forma diferente. Dessa forma, aqueles clientes que não prestaram atenção nas peças numa primeira vez, pode se encantar agora e adquirir os produtos.

Que tal mais dicas de como gerenciar a sua loja online? Inscreva-se no meu canal no Youtube e me acompanhe no Facebook e Instagram.

e-book-e-commerce-sabrina-nunes
lista-vip-whatsapp-sabrina-nunes