Olá, amiga empreendedora. Tudo Joia? Você já deve ter notado a forma inovadora que as notícias são dadas na TV. Um exemplo disso é a corrida de cavalos de pelúcia no “Fantástico”, para ilustrar as colocações no campeonato brasileiro de futebol.

O mesmo tem acontecido na internet, pois é muito mais fácil prender a atenção do leitor quando as informações são visuais. Esse novo jeito de informar tem um nome: infográfico. Vou te mostrar uma ferramenta mara e te ensinar como criar infográficos que geram resultados. Mas você precisa ler até o final, ok?

O que é infográfico?

O infográfico é uma compilação de dados, textos e imagens para transmitir uma mensagem. É uma ferramenta que abusa dos elementos visuais gráficos, para gerar melhor entendimento a respeito do tema. Normalmente, o infográfico acompanha um texto, funcionando como um resumo didático e simples do conteúdo escrito.

Como criar infográficos?

Agora que você já sabe o que é um infográfico, chegou a hora de aprender a criar o seu. Além disso, no tópico abaixo irei te ensinar como usar infográficos para gerar engajamento. Veja o passo a passo aqui embaixo:

Antes de tudo, esquematize todas as suas ideias e faça um esboço com a ordem da apresentação. Para desenvolver o design use o Canva. Lembra que fiz um mini tutorial do Canva aqui no blog? Mas hoje vou te dar alguns outros detalhes específicos para o formato infográfico.Vamos lá!

  1. Faça o login no Canva.com;
  2. Procure pela seção “Blogging & eBooks” e clique em Infographic;
  3. Escolha o seu modelo de preferência e que se adeque ao seu conteúdo;
  4. Agora faça as personalizações, insira suas informações, altere cor, fontes, ícones;
  5. Você pode fazer download em PNG, PDF ou extrair o código para embed no blog.

Dica bônus: O bacana é que você faça o upload  na plataforma Canva dos ícones que irá usar no seu infográfico, para fazer isso você basta acessar o menu da esquerda em “Uploads” e clicar em “Upload your own images”.

No Flaticon você pode baixar os ícones em PNG(com fundo transparente), alguns ícones permitem que você escolha a cor, para ser bem-sucedido nas pesquisas no Flaticon use os termos em inglês. 😉

Aqui está um exemplo de Infográfico criado com o Canva, ele demonstra o resultado do nosso desafio #maioincrível:

#maioincrível by simara.c

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Como usar infográficos para gerar engajamento?

Eu sei que o marketing digital possui diversas ferramentas e que gerenciar e operar todas as etapas do Inbound marketing pode ser super pesado, se você tem um time pequeno e pouca verba para investir em automação.

Por essa razão, talvez você esteja fazendo somente uma das estratégias abaixo. Mas não se preocupe, o importante mesmo é que você está fazendo hoje com o que você tem hoje. Ação sempre! Separei dicas pra todo mundo! Rs Veja abaixo:

Para quem tem blog

Se você está nesse nível, parabéns! Você é uma guerreira, pois desenvolver conteúdo relevante pra blog demanda muito tempo, técnica e criatividade. Afinal seus posts devem conter mais de 300 palavras, devem estar de acordo com as técnicas de SEO On Page e possuir escaneabilidade, para gerar resultados. Além disso, manter uma frequência de novos posts é importantíssimo.

Escreva um artigo sobre o tema do infográfico e adicione-o em seu post. O infográfico é considerado um material rico, pois gera bastante valor para os usuários. Para usar no seu blog, você deve “embedar” ou incorporar. Tipo quando copiamos o código e incorporamos o vídeo do Youtube no post. Para criar o código do infográfico no canva, clique em share no canto superior direito e escolha a opção embed, copie o código e cole no seu WordPress. 😀

Para quem faz e-mail marketing

Você pode criar uma campanha com dicas exclusivas incorporando o infográfico.

Para quem está captando leads com landing page

Conheça o Viver de Blog e veja como o Henrique Carvalho gera Leads através dos infográficos. Vale super a pena!

Para quem usa somente Facebook e Instagram

Cada seção do seu infográfico gera um post de rede social. Crie séries de posts com dicas visuais e relevantes para sua audiência. Vai bombar! ;D

Amiga, além disso tudo, o termo infográfico está cada vez mais popular nas pesquisas do Google, isso aumenta a sua chance de ser encontrado.

Agora você já sabe como usar essa ferramenta incrível, é a sua grande chance de aumentar o reconhecimento da sua marca e se tornar presente na cabeça dos consumidores. E por falar nisso, quais as estratégias de inbound marketing você já usa no seu negócio? Me conte nos comentários!