Você está vendo o Stories de uma página, do nada vê umas enquetes do Instagram coloridas e lindas. Essa estratégia está sendo dando cada vez mais certo.

Mas será que é vantagem investir nesse tipo de ação? Pois hoje eu vou te contar tudo e você vai perceber como uma enquete pode trazer muitos resultados positivos para o seu negócio. Vamos lá?

Antes de tudo, você deve entender que a divulgação no Instagram está sendo utilizada com mais constância pelas empresas. Ainda que o Facebook seja essencial nas suas divulgações nas redes sociais, o Instagram tem alguns diferenciais interessantes.

Diferenciais do Instagram

O primeiro de tudo está na alta interatividade dos usuários. Mesmo que isso também seja visto no Facebook, no Instagram é muito maior em tudo: comentários, likes, Stories etc.

É uma das redes sociais preferidas dos brasileiros e a maioria deles usa através de plataformas mobile. Isso permite uma quantidade de acesso e interação muito maior, uma vez que praticamente todas as pessoas possuem um celular e ficam conectadas 24 horas por dia.

Outra vantagem do Instagram é que várias faixas etárias estão nessa rede, tornando essa uma opção democrática. Para uma empresa significa ter acesso a vários públicos. Mas nem sempre quantidade quer dizer qualidade.

Hoje é possível encontrar várias alternativas e criar muito conteúdo com as diversas opções de enquetes do Instagram, dá pra, inclusive, pesquisar muito coisa sobre o seu público alvo.

Se você não souber direcionar a mensagem certa para o seu público-alvo vai desperdiçar tempo e dinheiro. Por isso é importante ter a sua persona bem definida. Pra quem não sabe, persona são representações dos nossos clientes baseados nas informações que temos.

É essencial fazer isso para otimizar a sua mensagem, uma vez que a forma como você passa um conteúdo para uma jovem de 16 é diferente para uma idosa de 70, por exemplo. E essas personas podem ser usadas em várias redes, uma vez que identifica os clientes do seu negócio.

Os pontos fortes do Stories e as enquetes do Instagram

Mas voltando a falar das enquetes do Instagram, o Stories é mais uma forma de aumentar a interação das pessoas que seguem a página.

E o que pode ser positivo para o seu negócio pode também ser um pesadelo se você não souber se organizar. Digo isso porque esse aumento rápido na demanda de atendimento pode sobrecarregar o seu atendimento, seja ele realizado por você ou por algum profissional.

Por isso que um planejamento é fundamental para estratégias que envolvam interação com o seu cliente. Seja pelo Instagram, WhatsApp ou Facebook, vale a pena você organizar para que a sua empresa possa dar conta desse aumento de demandas no atendimento.

Como usar melhor o Stories

No caso do Stories, todo conteúdo que você investir deve seguir algumas orientações para otimizar o seu atendimento, entre elas:

  • Só divulgue produtos que estão disponíveis em estoque. Uma dica é expor os que têm maior quantidade para venda. Assim as demandas de atendimento podem ser convertidas em vendas e não prejudicam o processo de compra do seu cliente. Imagina, você divulga uma peça e depois o consumidor descobre que estava indisponível e você acaba perdendo uma chance de concluir uma venda.
  • Tenha uma constância nas publicações. Você fazer um Stories a cada mês não vai dar tanto resultado quanto se fizer todos os dias. Invista nessas ações para aumentar a interação do público da sua página.
  • Pense na estética. No Instagram, uma imagem vale mais do que mil palavras e no Stories não é diferente. Nesse caso, invista em um bom enquadramento, imagens de ótima qualidade e atraia pelos olhos. Se for um vídeo, escolha um produto lindo e que fique maravilhoso. Isso chama a atenção de qualquer pessoa.
  • Faça chamadas interessantes nos seus Stories. Isso quer dizer que, com poucas palavras, você deve atrair a atenção dos usuários e passar a mensagem que você quer. Vale usar emojis, hashtags e muito mais.

Leia mais

• Como fazer sua empresa render mais?

• Conheça os melhores indicadores de produtividade

Faça enquetes

Agora que você sabe como criar um Stories poderoso, descubra como sair do básico ao criar as famosas enquetes do Instagram. Inclusive, vou te dar algumas dicas pra você fazer alguns conteúdos incríveis e que dão resultado para o seu negócio.

Antes de tudo, saiba que as enquetes são super fáceis e você pode apostar sem erro nelas. Se vende um produto, peça para os usuários escolherem o mais bonito. Caso queira lançar um novo item com várias cores, faça com que os seus clientes decidam as cores que serão produzidas. Dê voz ao seu público.

Quando você permite que essas pessoas deem opinião nas suas enquetes do Instagram, você acaba dando força para que eles participem e interajam mais na sua página. E se começar a fazer hoje, vai perceber como é fácil e simples investir nisso.

É como eu sempre falo: faça hoje com o que tem hoje. Se ainda não tem uma página nas redes sociais, crie uma agora. Pesquise empresas concorrentes com a sua e veja o que estão fazendo.

Nesse primeiro momento, isso vai te dar ideias sobre o que fazer e por onde começar. Na hora de tirar fotos, minha dica é que você tire várias fotos e depois vá postando aos poucos. Existem alguns programas que permitem programar gratuitamente os conteúdos nas redes sociais.

O segredo do Marketing Digital e das ferramentas envolvidas é que você teste e analise os resultados dessas ações. E o mais importante de tudo: sempre fique atualizada com as novidades de cada rede social. Às vezes uma atualização pode facilitar e muito o seu trabalho, basta estar atenta e colocar em prática.

No caso da enquete no Stories, seja constante, mas com conteúdo realmente interessante. Nada de encher com perguntas à toa ou sem fundamento. Pense no seu público, se inspire em outros conteúdos e perceba a melhor hora de colocar em prática.

Conclusão

Mas você pode estar pensando: Sabrina, não é chato participar dessas enquetes do Intagram? Olha, muitas pessoas gosta de participar e isso nos traz alcance orgânico, coisa muito difícil nos dias de hoje.

o que vai fazer a diferença é a constância para que as pessoas se acostumem e participem cada vez mais.

E então, gostou do texto de hoje? Viu como é fácil criar uma enquete que realmente faça o seu negócio aumentar as vendas? Inclusive, se quiser deixar alguma sugestão ou elogio, diga nos comentários que eu vejo tudinho.

Além disso, me acompanhe nas redes sociais. Tem o meu Facebook e Instagram pra você conferir tudinho. Tem dica pra você colocar em prática no seu negócio, tem bastidores e muito mais. Vale a pena você conferir.