O seu Instagram que antes bombava está tendo uma queda repentina no engajamento? Ou a sua base de fãs da página está diminuindo a cada dia? As hashtags que antes davam muito resultado agora estão desaparecendo. Você pode não saber, mas a sua conta do Instagram pode estar sendo afetada pelo Shadowban.

Mas, o que é Shadowban?

Do termo em inglês, Shadowban representa o ato de bloquear um usuário de uma plataforma online sem que ele perceba que foi banido. Quando falamos de Instagram, nenhum outro usuário, além do seguidor da página se dá conta que o post foi ocultado.

No caso das hashtags, seus posts poderão não ser mostrados para outros usuários se os mesmos buscarem pelas hashtags que você usa. Com isso, diminuem a quantidade de seguidores, engajamento e alcance de forma assustadora em alguns casos.

Isso acontece para evitar algum comportamento negativo do usuário ou da página, podendo ser spam, conteúdo impróprio ou até mesmo abusivo. Porém, às vezes, é possível ver comportamentos que não são considerados spam sendo encaixados nesse tipo de ação.

Mas, como evitar que a sua conta no Instagram seja afetada pelo Shadowban?

Não use robôs para aumentar os seguidores

Essa é uma ação muito usada por algumas empresas. Através de um software é possível curtir e comentar, o que aumenta o número de seguidores. Apesar de parecer bom a curto prazo, evite esse tipo de estratégia. A sua conta pode sofrer com o Shadowban e, além disso, o Instagram está investindo pesado para acabar com essa prática.

Inclusive, recentemente a rede social atualizou o algoritmo e assim eliminou contas falsas e atividades de robôs. Então de uma hora para outra algumas empresas perderam milhares de seguidores.

Não utilize hashtags proibidas ou quebradas nas suas postagens

Além de usar como forma de aumentar o alcance das publicações, as hashtags são fundamentais por diversos motivos.

Mas, atenção na hora de usar nos seus posts. Evite usar hashtags banidas, ou seja, que foram denunciadas por uso inapropriado. Não tem uma lista no site do Instagram com esses dados, entretanto, é possível pesquisar na internet e assim descobrir algumas.

Outra atenção deve ser nas hashtags quebradas. Quando o Instagram resolve banir aquele termo, nem mesmo através da busca você vai encontrar ou o seu uso pode ser limitado. E mesmo que use apenas uma hashtag proibida e o restante do seu conteúdo estiver impecável, o Instagram vai bloquear a sua publicação da mesma forma.

Evite estratégias de crescimento rápido

Seja para conseguir mais curtidas ou seguidores, evite usar estratégias de crescimento rápido de resultados. Muitas pessoas fazem isso quando lançam um perfil e querem atrair fãs e tornar sua marca conhecida na rede social.

Evite ser denunciado por outros usuários

Sempre pense em conteúdos interessantes para o seu público-alvo. Seja através de fotos ou vídeos, você pode sair do comum e criar posts incríveis divulgando o seu produto e assim destacando o seu negócio.

Aposte em Stories, enquetes e muito mais. O Instagram tem vários recursos que você pode usar sem medo, bote a sua imaginação para funcionar.

Além disso, nada de falar sobre política ou assuntos polêmicos usando a página oficial do seu negócio. Assim como você deve evitar isso no seu perfil pessoal, afinal de contas a sua imagem está ligada ao seu negócio, no perfil corporativo a preocupação deve ser a mesma.

Afinal de contas, se vários usuários denunciam a sua página, além de ter alguma notificação do Facebook você ainda pode sofrer Shadowban.

Leia mais

3 segredos que irão bombar seu Instagram

7 erros que detonam seu Instagram

Evite surtos de atividade no Instagram

A constância é super importante para evitar o Shadownban. Ou seja, nada de passar semanas sem postar nada e de repente fazer uma publicação a cada 30 minutos. Além de não dar tanto resultado, pode confundir o algoritmo do Instagram, que não verá com bons olhos esse surto.

Para ter o efeito esperado, publique com frequência. Não precisa ser a cada hora, mas, publique pelo menos 3 vezes ao dia. Existem aplicativos que permitem a programação desses conteúdos sem você precisar se preocupar com o Shadowban.

Usar muitas hashtags

Assim como você deve evitar usar as hashtags proibidas, colocar muitas também pode prejudicar o seu perfil no Instagram. Minha dica é que você evite colocar muitas de qualquer forma. O Instagram permite no máximo 30 hashtags, mas algumas pessoas usam 30 na descrição do post e mais 30 nos comentários. Não faça isso.

Além de correr o risco de sofrer com o Shadowban, fica visualmente poluída a sua publicação. Mais uma vez, se coloque no lugar do usuário. Você gostaria de ver um conteúdo assim, cheio de hashtags?

Não é difícil escapar do Shadowban, basta você ficar atenta a essas dicas e evitar dores de cabeça.

 

Gostou? Tem muito mais dicas no meu Facebook, Instagram e Youtube!Siga e se inscreva para saber das novidades em primeira mão!

e-book-e-commerce-sabrina-nunes