Ter uma loja online é diferente de ter uma loja física, onde várias pessoas passam em frente de sua vitrine e notam que você está ali. É muito mais difícil de ser notado assim, por acaso, na internet hoje em dia. Por conta disso, é importante sempre ter em mente que é indispensável ter uma boa colocação nos motores de busca.

A taxa de conversão do e-commerce no Brasil é de 1,65% , isso significa que pra você realizar 18 vendas deve levar pelo menos 1065 pessoas até seu site. Você sabia que para rankear no Google você precisa estar alinhado com mais de 200 regras? Mas nem os principais profissionais do mercado de marketing digital consegue tal coisa.Vamos focar nas 3 mais importantes: design, escrita e links.

O que é SEO

De acordo com o Wikipedia, SEO é “o processo de afetar a visibilidade de um site ou uma página nos resultados não pagos dos motores de busca“. Aqui está a definição, do rei do marketing digital da atualidade, Neil Patel:

“SEO é o processo de otimização do seu conteúdo online, para que os motores de busca gostem de mostrá-lo como um dos melhores resultados para as buscas de uma certa palavra-chave.”

SEO no seu site

Vamos focar aqui nos critérios básicos de rankeamento. Assista esse vídeo para entender como o Google funciona quando pesquisamos por algo,o vídeo mostra como o algoritmo lista, seleciona e nos mostra o que parece ser mais relevante:

Além disso, separei aqui ferramenta gratuita que o Neil Patel criou para orientar na estratégia SEO do seu site: http://neilpatel.com/br/seo-analyzer/

Veja a lista de itens que você deve se atentar quando estiver otimizando o SEO no seu site:

  • Conteúdo: Qualidade da escrita e uso humanizado das palavras-chave;
  • HTML: Tags do título, Meta descrição, Esboço, Subtítulos, Compatibilidade com dispositivos móveis, Arquitetura, Velocidade da página, Palavras-chave nas URLs;
  • Confiança: Autoridade, Taxa de rejeição, Idade do domínio, Identidade;
  • LINKS: Qualidade dos links, Texto âncora, Número de links.

Leia mais

• Aceita o desafio de espalhar amor

• Rotina da empreendedora

SEO (on page) em artigos de blog | usar Yoast

Se você iniciou o marketing de conteúdo e está começando a blogar no WordPress, precisa conhecer as regras para rankear seus posts. Chamamos essa técnica de SEO on Page. Pra te ajudar nessa missão indico o Plugin Yoast, é o mesmo que eu uso em meus blogs. Ele é uma ferramenta ótima para direcionar a qualidade do seu post, e usando uma sinalização como se fosse um semáforo. Veja aqui o que as cores significam:

  • O ponto verde quer dizer que o seu site está amigável aos motores de busca. Ou seja a página contém poucos ou nenhum erro de SEO;
  • O ponto laranja quer dizer que tem uma quantidade de erros significativa e que o post pode ser melhorado;
  • O ponto vermelho é bem intuitivo, a sua página está com sério problemas aos olhos dos buscadores;
  • Ainda temos o ponto cinza. Esse ponto quer dizer que o Yoast não tem informações sobre aquela página. Talvez nenhuma palavra-chave tenha sido escolhida para o post, por exemplo.

Agora veja a listinha de critérios que o Yoast pode te ajudar:

  • Palavra-chave: Escolha termos e não os repita em postagens diferentes, pois isso causa uma concorrência entres os posts;
  • SEO title: O título para SEO pode ser diferente do título do post. O Yoast observa duas coisas principais neles: o título e a posição da palavra-chave;
  • Slug ou URL: Insira sua palavra-chave e deixe sua URL curta e legível;
  • Meta-descrição: Descreva seu post de acordo com a quantidade de caracteres orientada pela ferramenta, as meta-descrições podem aumentar bastante o CTR (taxa de cliques) do seu post;
  • Alt text: Sempre salve a sua imagem com o a palavra-chave separada por hífens, como na URL. Use-a no título. E depois vamos ao alt text. Ele é esse texto alternativo que aparece ali. A maioria dos especialistas em SEO indicam que ela deve ser uma descrição da imagem contendo a palavra-chave.

Aposto que essas listinhas irão te orientar para que seu site e seus posts tenham qualidade aprovada pelo Google. Dessa forma ocorrerá uma otimização para seus resultados nas buscas. Eu aconselho você tomar esses pequenos cuidados no seu dia a dia. Mas assim que possível contratar um especialista para te ajudar com essa questão que é mais técnica. Curtiu o post de hoje? Deixe seu comentário!