Este post irá ajudar você a entender as melhores maneiras de realizar o pós-venda. Para superar as dificuldades desse processo. Em primeiro lugar, é preciso saber qual é a melhor forma de medir de maneira prática, simples e objetiva a satisfação de suas clientes.

Uma boa prática  é utilizar todas as informações e sinais que suas clientes fornecem. Não precisamos perguntar a cliente qual seu grau de satisfação, precisamos perceber se ela está ou não satisfeita. Informações como índice de recompra, elogios, análise de perda de negócios, contatos comerciais, feedback de vendedores e representantes devem ser reunidas e devidamente colocadas com seus pesos.

Esses dados geram o melhor indicador de satisfação de clientes que podemos ter e, em especial, criam o monitoramento necessário. Pesquisas de satisfação são muito pontuais e engessadas.

O ideal é monitorar através das informações citadas acima para que se possa tomar ações imediatas no caso de qualquer desvio, e não deixar para algo anual ou eventual como a pesquisa.

 

Leia mais:

•Vale a pena usar Whatsapp para negócios?

•Tudo sobre um pós-venda de sucesso pelo WhatsApp

 

Como utilizar o WhatsApp para realizar um pós-venda de sucesso?

O WhatsApp é a ferramenta que recomendo para quem quer fazer um bom pós-venda, pois com ela é possível ajudar no relacionamento com seus clientes. Encare-o como uma ferramenta poderosa de trabalho, mas tenha muito cuidado para não ser usado de maneira indevida e inconveniente. Somente utilize-o quando tiver alguma informação importante para passar ao seu público. E, nesse caso, crie listas de transmissão, mas nunca grupos.

Além disso, você pode disponibilizar um número de WhatsApp para os clientes relatarem reclamações ou sugestões. Essa alternativa se encaixa muito bem em empresas de pequeno porte. Aqui você descobre como ter mais de uma conta no WhatsApp

E se seu negócio já tomou uma dimensão maior, contrate um atendente para operar o pós-venda pelo WhatsApp. É muito importante que essa pessoa use um aparelho celular  exclusivo da empresa e que suas clientes saibam o horário de atendimento.

Segurança é a palavra de ordem para quem vende pela internet. Além da segurança financeira, as clientes precisam sentir segurança na comunicação com a sua empresa. É essencial deixar suas clientes seguras de que sempre podem contar com você.

E aí, o que acharam do nosso post? Deixe nos comentários ou envie uma mensagem para nosso WhatsApp! :). Além disso, acompanhe o meu Facebook e Instagram pra mais novidades.

whatsapp-sabrina