O Instagram é uma ferramenta extremamente visual e por isso, muitas vezes, as fotos chamam a atenção para os produtos que estão à venda. Além disso, o Instagram vem investindo em maneiras de aumentar a venda no Instagram por meio do Instashop, por exemplo.

Entretanto, é importante estar atento ao fato de que realizar vendas apenas pelo Instagram não seja a melhor opção para quem quer ver seu negócio crescer online. E eu vou te explicar os motivos:

Não construa sua casa em terreno alugado

E se o Instagram deixasse de existir agora, você continuaria vendendo? Apesar de ser uma ótima ferramenta, o Instagram pertence a uma empresa que pode tirá-lo do ar quando bem entender. Se isso acontecer, como os seus clientes irão te encontrar?

Mas, se você tem o seu próprio site com uma loja online, o seu cliente saberá onde comprar o seu produto, independente da rede social. Lembra do Orkut? Pois é, o que bombava anos atrás, hoje nem existe mais.

Redes sociais são para relacionamento

O Instagram surgiu para que as pessoas compartilhassem o seu dia a dia com amigos e familiares. Então, nós, as marcas, resolvemos entrar nessa onda também para vender os nossos produtos. Entretanto, se a gente só falar de venda o tempo todo, isso afasta os clientes de nossas redes sociais.

Por isso, entregar conteúdo relevante é tão importante: a gente mostra os nossos produtos ao mesmo tempo que nos relacionamos com os nossos clientes. Isso engaja e gera desejo de compra sem precisar forçar o cliente o tempo todo.

Leia Mais:
HashTags e o seu poder de divulgação no Instagram
7 erros que detonam o seu Instagram

O Instagram não tem checkout

Por mais que o Instagram esteja investindo em ferramentas para a venda de produtos, vender pela rede social ainda significa fazer tudo manualmente.

Ou seja, você será responsável por atender o cliente, pegar os dados, receber o pagamento, fazer o custo do frete e enviar para o cliente. Imagina isso em grandes números! Sem contar que, se o cliente encontrar o seu Instagram e resolver fazer a compra fora do seu horário de atendimento, ele terá que esperar até o outro dia. O que pode ser prejudicial ao seu negócio porque muita compra feita pela internet é realizada por impulsividade.

O Instagram, com certeza, é um ótimo aliado nas vendas, principalmente se a gente entender todas as funcionalidades da ferramenta. Porém, ele não deve ser o seu único canal de venda. A rede social deve ser apenas um braço da estratégia de vendas do seu negócio, não o foco de todo o seu trabalho.

Quer saber mais sobre como montar a sua loja online? Inscreva-se no meu canal no Youtube e me acompanhe no Facebook e Instagram.

e-book-e-commerce-sabrina-nunes
lista-vip-whatsapp-sabrina-nunes