Empreender é um grande desafio. Gerir um negócio é muita responsabilidade, por isso precisamos de ferramentas que nos auxiliem na gestão. O que você faz para administrar seu negócio, que te faça comunicar melhor com a sua equipe e ter bons relatórios para tomar decisões?

É disso que vamos conversar hoje, ferramentas que se tornam essenciais para tornar nosso negócio mais dinâmico e mais tranquilo para administrar. Vou te indicar 4 ferramentas que vão realmente te ajudar.

1  RD Station

O RD Station é uma plataforma de automação de marketing digital, essencial para gerir nossos resultados online. Com ele é possível melhorar as estratégias o SEO, para melhorar nossa colocação no Google, além de proporcionar disparos de e-mail marketing e monitorar as interações dos leads com os e-mails.

Você consegue criar landing pages, para melhorar cada vez mais a conversão do seu blog ou site.

2  Google Analytics

Com essa ferramenta temos a possibilidade de analisar as métricas do blog ou site, ele vai ajudar na captação das informações. Ele gera relatórios que vai nos auxiliar na tomada de decisões, compreender se as estratégias estão funcionando e onde podemos melhorar.

Isso permite canalizar investimento nas atividades que mais geram retorno para o nosso negócio. Vai ter em suas mãos material para analisar o comportamento do seu público, melhor horário para publicação e o resultado de cada ação.

Para melhor usar os recursos dessa ferramenta é preciso se dedicar um pouco mais, ele tem funções básicas e avançadas que demandam entender, antes de executar.

Leia mais

• Como planejar minha empresa: conheça os primeiros passos

• O que é SEO e como ele pode ajudar a vender mais

3  Canvas

Estudar para compreender o que é melhor aplicado nas nossas ações é o grande segredo. Para isso o Canvas vem te ajudar a pensar melhor o seu negócio.

Com o Canvas, vai ser possível dar diretriz do seu negócio, além de trazer uma visão macro, para você e sua equipe do negócio.

Essa ferramenta tem 9 etapas que precisam ser preenchidas, servindo para melhorar o seu modelo de negócio:

• Segmento de mercado
• Proposta de valor
• Canais
• Relações com os clientes
• Fonte de renda
• Recursos-chave
• Atividades-chave
• Parcerias-chave
• Estrutura de custos

Com a sua plataforma pronta, vai poder alinhar cada vez mais seus objetivos.

4  Rock Jobs

Nosso sonho é crescer cada dia mais e nos tornar referência, certo? Para isso precisamos muito ter os melhores de cada área ao nosso lado, para negócios da internet, ter profissionais de marketing qualificados é essencial.

O Rock Jobs é um site de vagas, que direciona para a nossa empresa profissionais de marketing e vendas. Nele podemos criar as categorias da busca, atrelar ao nosso perfil no Linkedin, atraindo candidatos com perfis necessários, sendo como estagiário, temporário, CLT, tudo isso de graça.

5  Pra quê as ferramentas?

Com a evolução dos recursos da internet, precisamos fazer disso um apoio positivo para as nossas atividades. Por isso, gerir com mais rigor nossas métricas, nossa equipe, o funcionamento das atividades e modelar o negócio dá muito trabalho, precisamos usar as ferramentas que minimizam os riscos e tornar os processos eficientes.

Por esse motivo eu sempre procuro ajudar as pessoas, compartilhar o pouco que sei, para que isso motive e faça dos empreendedores pessoas de sucesso.

Conheça cada dessa que indiquei, aplique e depois venha me contar como foi.