Conhecer e executar os 4Ps do marketing devem fazer parte da estratégia do empreendedor. Saber como cada elemento deste influencia no momento de vender o seu produto ou serviço, faz a diferença.

Estamos falando de um conceito aplicado do marketing ao nosso negócio. Esses quatro elementos são: Produto, Preço, Praça e Promoção. São básicos, simples e muito importantes para compreender como devemos planejar cada um deles em separado.

Entenda o que são os 4Ps do marketing

Vamos falar individualmente de cada um e ver como podemos utilizar o máximo de proveito de cada um.

Produto

O produto nada mais é do que aquilo que a empresa tem a oferecer, ou  seja produto/serviço. Definindo isso, a empresa já está apta a entender quem é seu público alvo e criar estratégias para alcançá-lo.

Não é simplesmente qualquer produto, é preciso uma pesquisa para entender se há viabilidade no seu projeto. É fundamental entender que o que deve ser vendido é o que o consumidor quer e espera e não aquilo que você quer ou gosta.

Preço

É o preço que você vai praticar no mercado. Também é preciso ser embasado numa pesquisa detalhada e ver a disposição que o consumidor tem em relação ao preço do seu produto. É por aqui que você definir o preço adequado e a sua margem de lucro.

Ao fazer essa pesquisa, você precisa mostrar às pessoas a utilidade que o seu produto/serviço terá na vida dela. Como aquilo pode fazer a diferença.

E aí, depois desse processo, você vai aplicar seus custos e margem de lucro para ter seu preço final.

É importante observar o preço da concorrência também, o que é uma tendência de mercado e mostra um pouco da disposição das pessoas em investir no que você vende.

Praça

É o seu ponto comercial. É onde você vai escolher vender.

Tem muita estratégia envolvida nisso. Finanças, localização, cultura,  entre outros, e você deve considerar todos esses fatores bem detalhadamente.

E aí você vai escolher se essa praça é física ou virtual, como o cliente pode chegar até você de forma mais fácil?

Promoção

Refere-se a todas as estratégias de divulgação utilizadas pela empresa para promover o seu produto ou serviço.

Esse quarto P do marketing vai muito além de promoção de preços. Nele estão envolvidos propaganda, publicidade, e-mail marketing, fan pages, link’s patrocinados, entre outras formas de divulgação da sua marca.

A maioria das pessoas confundem a Promoção com o Marketing em si, esse é um erro e você vai me ajudar nisso agora. Além de aprender, vai ensinar outras pessoas a complexidade do Marketing.

Leia mais

• Quais mídias devo investir para divulgar meus produtos?

• Devo fazer pesquisa de mercado?

Importância de praticar os 4Ps do marketing

A pesquisa está ligada a todos os fatores, é um ponto em comum em todas as estratégias, você precisa considerar ela como um ponto importante dentro da sua empresa. Recebemos muitas respostas que vão guiar e definir as nossas estratégias para o próximo período.

Estudar e praticar é fundamental para aprendermos muito sobre como aplicar essas ferramentas e principalmente compreender como elas podem mudar a nossa visão e o nosso negócio

Acompanhe minha vida de empreendedora. Siga minha página no Facebook.