A empresa que não controla suas atividades com certeza vai afundar em algum momento. As perdas no estoque causam um grande gargalo, trazendo prejuízos enormes ao seu negócio se não forem otimizados antes.

Nada pode ficar descuidado, o estoque é o nosso investimento, é o capital de giro em mercadorias. As perdas no estoque podem ser evitadas de muitas maneiras, mas eu vou te dar 5 dicas que vão te fazer olhar esse assunto com outros olhos.

1 Principais pontos da perda no estoque

A falta de controle é o principal ponto a ser observado, e essa deficiência leva a outros fatores que vão prejudicar muito a sua empresa. No varejo e no atacado as perdas no estoque devem ser avaliadas com rigor.

Pelo descontrole não percebemos roubos, avarias, tempo da mercadoria no estoque, perda de venda pela desorganização. Esses pontos te atrapalham e reduzem muito seu lucro e capital de giro, gerando problemas no seu fluxo de caixa.

2 A integração do estoque

Para evitarmos as perdas no estoque, precisamos controlar todos os setores e integrar a organização como um todo. O vendedor precisa conhecer o estoque para buscar mercadorias e jamais vender o que a empresa não pode entregar.

O estoquista é peça-chave,  pois ele vai ser fundamental para o funcionamento eficaz do setor. Invista em um bom profissional.  A gerência precisa saber o custo do estoque para preços de venda e promoções.

O financeiro precisa saber o valor do estoque para saber se há liquidez nas transações da empresa, para adequar o fluxo de caixa. Preste atenção nesses detalhes, a integração é essencial.

Leia mais

• Logística para micro e pequenas empresas

• Lei de Pareto: Na vida e nos negócios

3 Tenha bons fornecedores

Com o seu controle implantado e funcionando, precisamos de ótimos fornecedores, que cumpram com a entrega não nos deixe em apuros. Não podemos perder vendas por não ter recebido as mercadorias.

4 Layout e distribuição dos produtos

O layout e a disposição dos produtos são fundamentais para facilitar a vida de quem controla e de quem vende. É preciso ter um bom espaço para circulação, fácil visualização dos produtos e uma excelente identificação dos produtos.

Levar isso em consideração, com certeza é evitar perdas no estoque.

5 Tenha um software para evitar perdas no estoque

Um bom processo de controle e gestão vai precisar de muito mais que o Excel, ter um software que se encaixe no orçamento é fundamental.

O ContaAzul oferece de graça e a custo baixo, conheça e aperfeiçoe sua operação. O programa é um investimento que pode reduzir despesas e gerar mais lucro pra sua empresa.

Todas as informações vão estar ali registradas, facilitando e muito a tomada de decisão. Crie uma cultura de controle para o seu negócio, coloque esse pensamento nas pessoas e veja como tudo vai fluir melhor.

Ser empreendedor é muito mais que ter ideias e executar, passa pela gestão, que vai garantir bons resultados e novas oportunidades.

Deixe seu comentário sobre o assunto, e me siga também no Instagram, para mais novidades.